LOC: O Brasil está avançando na educação básica, com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 mostrando que o país alcançou a meta de seis pontos nos anos iniciais do ensino fundamental, alinhando-se aos padrões internacionais. Nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb subiu para 5 pontos, ainda abaixo da meta de 5,5, mas superior ao resultado de 4,9 pontos de 2019, refletindo o impacto positivo das políticas para enfrentar os efeitos da pandemia. Segundo o professor Pedro Lima, formado em Letras pela UNB, a pandemia trouxe desafios significativos para o setor educacional.
TEC./SONORA: Pedro Lima, professor
“A pandemia trouxe um impacto, a meu ver, mais negativo para a educação, porque houve uma mudança de postura muito drástica em todos os setores, em todas as partes fundamentais desse meio educacional. Porque houve primeiro uma mudança de postura dos alunos. Com essa digitalização da educação, o acesso à informação se tornou muito mais instantâneo, de modo que esses alunos hoje buscam conteúdos, não mais em livros, em aulas, e sim em redes sociais.”
LOC: No ensino médio, a nota subiu para 4,3 pontos em 2023, em comparação com 4,2 pontos em 2019 e 2021. Embora ainda não tenha alcançado a meta de 5,2 pontos, o aumento sugere que as medidas de recuperação estão surtindo efeito. Pedro Lima destaca áreas que ainda precisam de melhorias na educação básica.
TEC./SONORA: Pedro Lima professor
“O que ainda precisa melhorar tem muito a ver com investimento em formação, formação dos alunos, dando mais possibilidades, dando mais formas de esse aluno ingressar em ensino superior, de ter um ensino técnico de qualidade, para que esse indivíduo consiga ter realmente uma educação básica bem feita, para que ele consiga ingressar no mercado de trabalho e também uma formação continuada para professores, porque hoje a gente vive uma realidade em que os professores de maior destaque estão nas instituições privadas, porque a gente tem nas instituições privadas uma remuneração melhor.”
LOC: O Ideb continua sendo o principal instrumento de monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil, fornecendo dados valiosos sobre o desempenho dos estudantes.
Reportagem Mireia Vitoria