LOC.: Edegar Pretto foi escolhido para presidir a Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, durante o atual governo de Lula. A decisão veio após uma batalha travada nos bastidores entre integrantes do Partido dos Trabalhadores e lideranças ligadas ao agronegócio.
O desejo de representantes do agronegócio era de que o novo presidente da companhia fosse alguém do quadro. Já o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, manifestou, em entrevista, que a Conab deveria ter uma gestão compartilhada entre os ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Agrário.
A diretora-executiva da Associação Brasileira do Agronegócio, aAbag, Gislaine Balbinot, destaca que a Conab é uma companhia estratégica para o setor produtivo nacional. Nesse sentido, ela ressalta que o novo gestor da empresa pública precisa estar atento para as necessidades do agronegócio brasileiro.
TEC/SONORA: Diretora Executiva da Associação Brasileira do Agronegócio, Gislaine Balbinot
“Esperamos que essa nova gestão olhe para o agronegócio como um todo e aumente suas unidades armazenadoras, para que tenhamos uma capacidade de estocar ainda maior e assim conseguir preços competitivos no mercado. Imaginamos que esse seja um olhar que essa nova gestão tenha, o da importância do trabalho da Conab.”
LOC.: Criada em 1990, a Conab tem como objetivo gerir dados para embasar as políticas públicas de abastecimento de alimentos do país, além da missão de promover a segurança alimentar e nutricional da sociedade brasileira por meio de ações de abastecimento social.