Data de publicação: 10 de Junho de 2022, 04:00h
LOC: Quem tem dívidas atrasadas de operações de crédito com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte, o FNO, pode negociar até 80% de desconto sobre multas e juros este ano. A oportunidade vale para aqueles que tomaram crédito (rural ou não) operado pelo Banco da Amazônia, com recursos do fundo. O desconto não se aplica ao valor principal do empréstimo.
O gerente de Administração de Crédito do Banco da Amazônia, Manoel Piedade, explica que os juros podem ser renegociados pelas taxas do período da contratação do crédito, ou atualizadas pelo IPCA, o índice que mede a inflação
TEC//SONORA: Manoel Piedade, Gerente de administração de crédito do Banco da Amazônia
“Quem olhar os números vai logo pelo IPCA. Então, recalculando a dívida pelo IPCA, atualização dos cálculos já diminui, já de cara, o saldo devedor. Então, a grande sacada está aí para quem quiser renegociar, né? Haverá uma atualização da dívida desde a origem por encargos de normalidade, podendo ser por IPCA ou juros pactuados, o devedor escolhe. Após, sobre o valor recalculado é aplicado um desconto nos juros, de acordo com a tabela de enquadramento, apurando o valor final para liquidação da dívida.”
LOC: Podem participar dessa oportunidade de renegociação aqueles que fizeram a operação de crédito há mais de sete anos e que tenham ao menos uma parcela que esteja há mais de 180 dias em atraso. O Banco da Amazônia estima que cerca de 95 mil contratos são elegíveis para a renegociação no âmbito da Lei 14.166. Desses, cerca de 80% são contratos de pequeno e médio porte que atenderam a operações de crédito para agricultores familiares. Manoel Piedade esclarece que não há prescrição de dívida com empréstimos que vieram com recursos públicos.
TEC//SONORA: Manoel Piedade, Gerente de administração de crédito do Banco da Amazônia
“O devedor vai ficar no CADIN enquanto ele não resolver a pendência. Essa operação também vai ficar negativada lá no sistema financeiro de crédito, que é no Banco Central. Além daquelas penalidades, que são impedimento de aposentar para quem é produtor rural, fica esse registro lá no sistema público.”
LOC: Caso o produtor já esteja com a operação em juízo, o processo é interrompido durante a análise do banco. Os descontos são maiores para quem consegue quitar as dívidas.
Reportagem, Angélica Cordova