LOC: O Governo Federal instituiu o Dia 15 de Junho como o Dia Nacional da Agricultura Irrigada. As comemorações relativas à data poderão ocorrer, especialmente, por meio de exposições, de seminários, de palestras e de outros eventos ou ações que contribuam para a divulgação e para a valorização da agricultura irrigada.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o MIDR, é responsável pela condução da Política Nacional de Irrigação, o PNI, que tem o objetivo de alavancar a agricultura irrigada a partir de um trabalho conjunto entre as organizações de irrigantes e as diversas esferas de governo.
A Pasta também é responsável pelo planejamento setorial e territorial de regiões irrigadas no Brasil, aliando as demandas dos produtores rurais com as parcerias e políticas públicas de governo.
Larissa Rêgo, diretora de Irrigação do MIDR, explicou a importância.
"A instituição do Dia Nacional da Agricultura irrigada pela lei 14.830 de 27 de Março 2024, a ser comemorado no momento no dia 15 de junho, representa o Marco significativo de reconhecimento e de valorização das atividades agrícolas essenciais para o desenvolvimento social, econômico e sustentável do país. A Agricultura Irrigada desempenha um papel fundamental em diversos aspectos seja na garantia da segurança alimentar, seja na geração de empregos e rendas na promoção do desenvolvimento regional e na sustentabilidade ambiental. A tecnologia da irrigação agrega e permeia várias políticas públicas impactando os indicadores de desenvolvimento de bem-estar. É uma solução eficiente e eficaz para as crescentes demandas globais por alimentos fibras e bioenergia bem como para resolver os grandes desafios oriundos pelas questões climáticas."
LOC: O MIDR já reconheceu 12 Polos de Irrigação, sendo três em Mato Grosso, dois em Goiás, dois no Rio Grande do Sul, um na Bahia, um em Minas Gerais, um em São Paulo, um no Espírito Santo e um no Rio Grande do Norte.
Para saber mais ações do Governo Federal em Segurança Hídrica, acesse mdr.gov.br
Reportagem, Petronilo Oliveira