LOC.: Na primeira sexta-feira de agosto comemora-se o Dia Internacional da Cerveja. Ao todo, o setor gera mais de dois milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos, representa 2% do Produto Interno Bruto e paga vinte e sete bilhões de reais em salários. O Brasil é o terceiro país do mundo que mais produz a bebida, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja. O volume de vendas de cerveja no Brasil atingiu cerca de 14,3 bilhões de litros, em 2021. Segundo o diretor superintendente do sindicato, Luiz Nicolaewsky, o setor tem muito o que comemorar.
TEC./SONORA: Luiz Nicolaewsky, diretor superintendente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindcerv)
“Nós experimentamos, a partir de 2018, pré-pandemia, um crescimento constante no volume produzido e vendido no Brasil. De 2018 para 2019, o aumento foi de 3,5%; de 2019 para 2020, de 5,3%; de 2020 para 2021, houve um salto de 7,7%. Nós projetamos, de acordo com dados da Euromonitor, um crescimento de 8% em 2022. Ressaltando que será um ano de eleições e Copa do Mundo no verão.”
LOC.: Francis Mainardi é especialista em cervejas e consultor de mercado. Ele foi o único brasileiro a participar de uma das maiores competições de cervejas da Europa: a European Beer Challenge. Ele considera o Dia Internacional da Cerveja relevante para destacar a participação das mulheres como apreciadoras da bebida e como profissionais do ramo.
TEC./SONORA: Francis Mainardi, especialista em cervejas
“Ao longo dos anos tivemos uma evolução da cerveja como um produto, mas, ao mesmo tempo, mistificando essa questão do homem como produtor, como quem pode ir para o bar e beber cerveja. Mas, sabemos que historicamente a mulher quem carrega isso.”
LOC.: Graziela Sarreiro tem 47 anos e participa há 15 anos da Confraria Feminina de Cerveja, localizada em Belo Horizonte, em Minas Gerais.
TEC./SONORA: Graziela Sarreiro, administradora
“Reunião por motivo de cerveja é uma reunião com muita alegria. É uma reunião muito prazerosa, onde encontramos as pessoas para tomar uma bebida cada vez mais aprimorada.”
LOC.: Os idealizadores do Dia Internacional da Cerveja escolheram celebrar a data em uma sexta-feira de propósito. Afinal, o último dia da semana é ideal para se reunir com amigos e saborear cervejas. E não custa lembrar: beba com equilíbrio.
Reportagem, Marquezan Araújo