Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

DF registra queda de 20,5% nos crimes contra patrimônio

Roubos em transporte coletivo tiveram a maior redução, com 31,3%, seguido pelos roubos a pedestres, que diminuíram 22,5%

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Nos primeiros 9 meses de 2023, houve uma queda de 20,5% nos crimes contra patrimônio no Distrito Federal. Roubos em transporte coletivo tiveram a maior redução, com 31,3%, seguido pelos roubos a pedestres, que diminuíram 22,5%. Além disso, furtos em veículos caíram 17%, roubos de veículos 15,6%, roubos em comércio 15,3% e roubos a residência 13,8%. Os dados são monitorados pela Secretaria de Segurança Pública do DF.

O major da Polícia Militar do Distrito Federal Michello Bueno avalia que esse resultado é proveniente de ações preventivas, ostensivas, de inteligência, mapeamento de ocorrências de crime, policiamento em locais de maior criminalidade e apreensão de armas de fogo.

“E com esse serviço não só da polícia, como também da comunidade, através dos conselhos de segurança, das reuniões comunitárias, da população denunciando, registrando ocorrência, tem ajudado e muito essa redução nos índices de crimes contra a vida”, explica.

Em setembro de 2023, o DF contabilizou 16 crimes violentos letais intencionais (CVLIs), contra 21 no mesmo mês do ano passado. No acumulado dos primeiros 9 meses deste ano, foi registrada a menor quantidade de CVLIs dos últimos 24 anos. Estes crimes incluem homicídios, feminicídios, lesões corporais seguidas de mortes e latrocínios. Até setembro, foram registrados 201 CVLIs, representando uma redução de 9,9% em comparação aos 223 crimes no mesmo período do ano anterior.

Leonardo Santana, especialista em segurança pública, destaca que o principal pilar para o atual cenário positivo no Distrito Federal é a prevenção criminal. Ele ressalta a confiança da comunidade nas instituições de segurança, evidenciada por iniciativas como a existência de mais de uma delegacia da mulher e um atendimento adequado nas ruas e nas delegacias, evitando a revitimização das vítimas.

“Então quando tudo isso acontece dentro de uma engrenagem que funciona bem, com uma população que acredita, com um trabalho preventivo próximo da comunidade, isso espelha os resultados que o DF consegue ter hoje, que é o segundo colocado na melhor qualidade de segurança do país, com uma tendência de vir a ocupar a primeira posição”, aponta. 

De janeiro a setembro, o Distrito Federal registrou uma queda de 10,1% na criminalidade em comparação ao ano anterior. Em setembro de 2023, houve 15 homicídios, 8 a menos que os 23 registrados no mesmo mês de 2022, representando uma diminuição de 34,7%.

Veja Mais:

Municípios do Paraná têm redução no número de homicídios
Brasil registra cerca de 7 milhões de tentativas de fraudes em 2023
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.