Data de publicação: 17 de Março de 2023, 14:10h, atualizado em 17 de Março de 2023, 14:12h
A Defesa Civil Nacional reconheceu nesta sexta-feira, 17 de março, situação de emergência em mais 14 cidades afetadas por desastres naturais.
Boa Viagem, no Ceará, Pesqueira, em Pernambuco, Tangará, no Rio Grande do Norte, e Água Santa, Almirante Tamandaré do Sul, Capão Bonito do Sul, Eldorado do Sul, Montauri, Quatro Irmãos, Sede Nova, Sertão e Travesseiro, no Rio Grande do Sul, passam por período de estiagem. Já os municípios de Delfim Moreira e São Pedro do Suaçuí, em Minas Gerais, foram atingidos por chuvas intensas.
Em todo o Brasil, estados e municípios com reconhecimento de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar recursos federais para ações de defesa civil.
Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, explica de que forma os repasses podem ser aplicados.
TEC/SONORA: Waldez Góes
"Os recursos da Defesa Civil podem ser empregados naquele primeiro momento que acontece o desastre pra fazer assistência humanitária, pra dar kits de higiene, alimentação pras pessoas que foram atingidas, que enfrentam as consequências daquele desastre, bem como pra restabelecimento dos serviços essenciais, como, por exemplo, abastecimento de água e desobstrução de vias públicas. Além disso, nós também podemos utilizar o os recursos da Defesa Civil pra fazer reconstrução de infraestruturas públicas destruídas pelo desastre ou ainda de habitações destruídas pelo desastre".
LOC: A solicitação de recursos deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em http://s2id.mi.gov.br .
Para mais informações sobre as ações do Governo Federal em proteção e defesa civil, acesse www.mdr.gov.br.
Reportagem, Mônica Bidese