Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 07 de Janeiro de 2022, 17:37h, atualizado em 07 de Janeiro de 2022, 18:47h
LOC.: Quarenta e seis cidades da Paraíba tiveram, nesta sexta-feira, 7 de janeiro, o reconhecimento federal da situação de emergência devido à estiagem no estado. A maioria das cidades atingidas pelo desastre natural está localizada no Agreste e Cariri paraibano.
A partir de agora, esses municípios poderão solicitar recursos ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR.
O coronel Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, explica como os recursos podem ser utilizados.
TEC./SONORA: Cel. Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil
“Os recursos da Defesa Civil Nacional podem ser empregados de três formas: socorro da população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas pelo desastre.”
LOC.: Também nesta sexta, a Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência provocada por estiagem em Bom Jesus do Sul, no Paraná, Água Nova, no Rio Grande do Norte, e em outras nove cidades do Rio Grande do Sul. Além delas, o município de Botuverá, em Santa Catarina, recebeu o reconhecimento de situação de emergência devido às chuvas intensas.
As solicitações de reconhecimento de situação de emergência e de repasse de recursos devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.
Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Roberto Wagner