Foto: MDR/Divulgação
Foto: MDR/Divulgação

Defesa Civil Nacional promove reunião para tratar de segurança de barragens no período chuvoso

Encontro teve foco nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País


O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, promoveu, nesta sexta-feira (26), a Reunião Preparatória de Chuvas Sazonais 2022, com foco na segurança de barragens localizadas nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. O evento teve como objetivo desenvolver ações preparatórias para o período chuvoso, a partir da apresentação de prognósticos meteorológicos e climatológicos esperados para este período.

A reunião contou com a participação de agentes das Defesas Civis estaduais e de órgãos fiscalizadores de segurança de barragens federais, como as agências nacionais de Águas e Saneamento Básico (ANA), de Energia Elétrica (ANEEL) e de Mineração (ANM), além do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Durante o evento, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do MDR, coronel Alexandre Lucas, destacou a importância das ações de preparação para desastres naturais. "Quando nós estamos preparados, sobretudo, por meio de treinamentos, de network, de institucionalização de processos, de troca de experiências, de aquisição de conhecimento e de disponibilização de recursos, conseguimos evitar o desastre ou, caso ele aconteça, conseguimos mitigá-lo", afirmou.

O coordenador de estudos integrados do Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil do MDR, Rafael Pereira Machado, explicou que as reuniões preparatórias de chuvas sazonais ocorrem sempre com o mesmo propósito. “São discutidas medidas de preparação conjunta entre os diversos atores dos sistemas estaduais de Proteção e Defesa Civil, além de ações conjuntas de apoio dos órgãos federais envolvidos e troca de experiências entre integrantes das instituições e técnicos dos diversos estados participantes da reunião”, observou.

Acordo de Cooperação Técnica Federal para Segurança de Barragens

A reunião desta sexta-feira integra as ações do Acordo de Cooperação Técnica Federal para Segurança de Barragens, assinado em 2018 com o objetivo de desenvolver uma série de atividades conjuntas e sequenciadas em relação à segurança de barragens em âmbito federal, estadual e municipal.

"Desde a assinatura do acordo, temos conseguido muitos resultados positivos. Sabemos que os desafios no Brasil são grandes, mas é um caminho que começou a ser trilhado e só tende a melhorar", concluiu Machado.
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: A Defesa Civil Nacional promoveu nesta sexta-feira, 26 de novembro, reunião preparatória com foco na segurança de barragens das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste durante o período chuvoso.

O evento teve como objetivo discutir e desenvolver ações preparatórias, com base em prognósticos meteorológicos e climatológicos.

O coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, destacou a importância das ações de preparação para desastres naturais. 

TEC./SONORA: Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional
"Quando nós estamos preparados, sobretudo, através de treinamentos, de network, de institucionalização de processos, de troca de experiências, de aquisição de conhecimento e de disponibilização de recursos, conseguimos evitar o desastre ou, caso ele aconteça, conseguimos mitigá-lo." 

LOC.: Rafael Pereira Machado, coordenador de estudos integrados do Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil do MDR, explicou o objetivo das reuniões preparatórias. 

TEC./SONORA: Rafael Pereira Machado, coordenador de estudos integrados do Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil do MDR
 “São discutidas medidas de preparação conjunta entre os diversos atores dos sistemas estaduais de Proteção e Defesa Civil, além de medidas conjuntas de apoio dos órgãos federais envolvidos e troca de experiências entre integrantes das instituições e técnicos dos diversos estados participantes da reunião.”

LOC.: Para saber mais sobre as ações de proteção e defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.

Reportagem, Manuela Rolim