Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 04 de Fevereiro de 2022, 17:45h, atualizado em 04 de Fevereiro de 2022, 19:55h
LOC: Quem mora em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo deve ficar atento às fortes chuvas que devem cair nos próximos dias. Um alerta laranja, de perigo, foi emitido para esses estados pela Defesa Civil Nacional, por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o Cenad.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, os temporais poderão ser acompanhados de alagamentos, inundações e enxurradas, além de deslizamentos em áreas de encosta.
Tiago Schnorr, coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, reforça a importância de a população seguir as orientações dos agentes de Defesa Civil.
TEC./SONORA: Tiago Schnorr, coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional
"A partir da previsão de chuva volumosa e os alertas que estão sendo emitidos, é importante a população ficar atenta às recomendações dos órgãos locais. Sempre procurar conhecer o plano de contingência do seu município e proceder as ações de autoproteção para garantir, assim, a segurança sua e de sua família."
LOC.: Os locais com maior potencial de serem afetados em território mineiro são a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Oeste de Minas, Sul e Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Norte de Minas e Noroeste de Minas.
Já no estado de São Paulo, as áreas de atenção englobam a Região Macrometropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba e as localidades em torno de Presidente Prudente, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília, Assis e Bauru.
No estado do Rio de Janeiro, devem ficar atentos os moradores da Região Metropolitana da capital, além de quem vive no Noroeste, Centro, Sul e Norte Fluminenses. Já no Espírito Santo, as áreas de atenção são as Central, Sul e Noroeste.
Também devem ficar atentos os moradores das regiões Noroeste, Oeste, Norte-Central e Centro-Ocidental do Paraná; do Leste, Sudoeste e Centro-Norte de Mato Grosso do Sul; e do Sul e Leste de Goiás.
Para evitar riscos, siga as seguintes orientações:
Desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Caso haja uma situação de grande perigo confirmada na sua região, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre.
Para mais informações, procure a Defesa Civil local por meio do telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Para saber mais sobre as ações de proteção e defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Vicente Melo