Imagem: Reprodução/SomosCoop na Estrada/Sistema OCB
Imagem: Reprodução/SomosCoop na Estrada/Sistema OCB

COOPERANDO PARA ECONOMIZAR: Conheça os diferenciais das cooperativas de consumo

No Brasil, 247 cooperativas do Ramo Consumo reúnem mais de 2 milhões de cooperados, segundo o Anuário do Cooperativismo 2022. As cooperativas do ramo disponibilizam melhores oportunidades de negócios ao se adquirir determinado produto/serviço em maior volume obtendo maiores descontos

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Somar o poder de compra de todos, reduzir custos e oferecer melhor atendimento aos consumidores. Esses são os objetivos das cooperativas do Ramo Consumo. Esse ramo, que deu origem ao cooperativismo na Inglaterra, em 1844, reúne as cooperativas destinadas à compra em comum de produtos e/ou serviços para seus cooperados.

“O modelo de operação é o de compra em comum, envolvendo toda compra de produtos ou serviços de empresas ou pessoas não cooperados, para fornecimento aos cooperados. Por isso, temos atividades tão diversas, como operações de supermercados, drogarias, postos de combustíveis, óticas e todo tipo de atividade de ‘comércio’, cooperativas educacionais de pais e cooperativas de turismo de consumidores”, explica Márcio Valle, coordenador nacional do Ramo Consumo do Sistema OCB.

Além de supermercados, farmácias e postos de combustíveis, o ramo também engloba segmentos como serviços educacionais, produtos alimentícios, vestuário e beleza, produtos e equipamentos, serviços veiculares e serviços turísticos. 

Dentre todos os segmentos que diversificam o ramo, a participação dos serviços educacionais é a maior. Representa 27% do total de cooperativas de Consumo, segundo o Anuário do Cooperativismo 2022.

“É uma modalidade um pouco diferente do que é tradicionalmente conhecido o Ramo Consumo, que normalmente é associado a consumo de produto. Sou dirigente de uma cooperativa de consumo de serviço que é uma escola, uma escola como qualquer outra. Só que, por sermos cooperativas formada por pais, nós ‘compramos’ o serviço dos profissionais que lá trabalham”, esclarece David Schmidt, conselheiro diretor do Ramo Consumo do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – Oceb e presidente da Cooperativa Educacional de Barreiras (Coopeb).

David também ressalta a importância do Ramo Consumo para a economia do país, uma vez que ajuda a regular o mercado, oferecendo produtos e serviços com preços justos e aumentando a competitividade entre os negócios. “Eu comprando sozinho, tenho um determinado volume, que por maior que seja, será menor do que eu mais o meu vizinho. Então, nessa concepção, eu sempre vou ser maior quando eu me junto com os colaboradores, com os meus vizinhos ao redor, com a comunidade, e faço essa aquisição em conjunto. A gente tem maior poder de barganha, consegue ganhos logísticos e consegue ser mais eficiente dentro dos nossos negócios por ter produtos e insumos mais baratos, aumentando a margem e a competitividade”, explica.

Todos esses benefícios e diferenciais são fundamentais para o crescimento do ramo no Brasil e podem ser vistos nos números. Atualmente, são 247 cooperativas, com mais de 2 milhões de cooperados, segundo o Anuário do Cooperativismo 2022. O setor também gerou 14 mil empregos diretos somente em 2021. 

Além disso, as cooperativas de consumo somaram R$ 3 bilhões em ativos, que é soma total do que cada cooperativa tem em caixa, um aumento de 18% em relação a 2020. “Esse aumento impacta positivamente o setor de atuação, na medida em que qualifica o ambiente concorrencial, com o fortalecimento das cooperativas, que são empresas que operam baseadas em princípios e valores, com forte inserção nas comunidades onde atuam e direcionadas ao atendimento do seu cliente, que é ao mesmo tempo dono e consumidor dos produtos e serviços da cooperativa”, ressalta Márcio Valle.

Há 68 anos no mercado de consumo, a COOP SP é o maior exemplo de sucesso dentro do ramo. Criada em 1954, em Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo, hoje é considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina. São 900 mil cooperados, que contam com serviços de 31 supermercados, 80 drogarias e 3 postos de combustíveis. Conheça mais sobre a relevância do trabalho da cooperativa pelo programa SomosCoop na Estrada.

“Podemos dizer que a modalidade de compra mais favorável, utilizando qualquer tipo de canal ou formato, é a compra de produto ou serviço de uma empresa cooperativa. Nesta, o consumidor, cooperado ou não, encontrará qualidade, preços justos, atendimento e equipes com princípios e valores”, enfatiza Márcio Valle.

Para mais informações sobre esse e outros ramos que compõem o cooperativismo, acesse somoscooperativismo-ba.coop.br e as redes sociais do Sistema Oceb.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.