Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 25 de Julho de 2022, 19:06h, atualizado em 26 de Julho de 2022, 10:37h
LOC: Você sabe como agir em casos de inundações?
No Brasil, esse tipo de desastre está entre os mais frequentes.
Tiago Molina Schnorr, coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, destaca o que a população precisa fazer para se proteger.
TEC/SONORA: Tiago Molina Schnorr
"Em se tratando de desastres de inundações, é importante ficar atento às seguintes recomendações da Secretaria Nacional de Proteção a Defesa Civil. Se você mora próximo a rios e lagos que possuem um histórico de inundação, defina locais seguros como casas de parentes, amigos ou abrigos públicos. Defina também rotas de fuga que podem ser utilizadas caso as águas subam e seja necessário realizar a evacuação daquele local. Se tiver inundação ou aumento do nível das águas, desligue sempre os aparelhos elétricos, o quadro geral de energia e feche os registros de água e de gás, isso pode evitar riscos adicionais para a segurança. Evite sempre contato com as águas de inundações, elas podem estar contaminadas e provocar doenças. E nunca atravesse pontes, ruas ou avenidas que estejam inundadas porque a força da água pode arrastá-lo, claro, se não tiver um risco imediato à vida. Importante também ressaltar, sempre procurar informações oficiais junto à Prefeitura do Município ou junto à Defesa Civil Municipal. Em qualquer situação de risco contacte os serviços de emergência através dos telefones 199 ou 193. Além disso, se cadastre para o recebimento de alertas via SMS ou acompanhe os alertas da Defesa Civil Nacional no Twitter."
LOC: Para mais informações sobre as medidas de autoproteção, acesse o twitter da defesa civil nacional ou o portal mdr.gov.br.
Reportagem, Gabriel Navajas