LOC.: A abertura do vigésimo terceiro Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, do Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e da FENÁGUA 2022, nesta terça-feira, 2 de agosto, teve como um dos destaques a atuação do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR. O evento segue até sexta-feira, 5 de agosto, em São Paulo, e tem como principal tema a “Água Subterrânea – invisível, indivisível, indispensável!”.
O evento promove um espaço para a troca de experiências e debates sobre temas relevantes da área, reunindo profissionais, acadêmicos e sociedade civil.
Representante do MDR, o secretário nacional de Segurança Hídrica, Sergio Costa, falou sobre a importância do debate e de ações da pasta para minimizar a escassez hídrica no Brasil, principalmente no semiárido nordestino.
Costa destacou que 57% dos municípios brasileiros são abastecidos por águas subterrâneas, provando a importância destas águas para melhorar a segurança hídrica em todo o país.
O MDR tem investido em iniciativas para garantir o acesso ao abastecimento de água para o consumo humano, por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas.
Para isso, impulsiona a entrega de poços artesianos, cisternas, sistemas simplificados de abastecimento de água e unidades de dessalinização em comunidades rurais do Nordeste e do semiárido mineiro, já que 70% dos poços da região têm altos índices de salinidade.
Para saber mais, acesse mdr.gov.br
Reportagem, Petronilo Oliveira