Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda
Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

Como fazer a lavagem nasal corretamente?

Neste episódio, a Otorrinolaringologista Tatiana Abdo dará mais detalhes sobre lavagem nasal

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

ÚLTIMAS SOBRE SAÚDE


Você sabe quais os benefícios de lavar o nariz? Sabe como realizar corretamente a lavagem nasal? 

A lavagem nasal oferece muitos benefícios para as pessoas, principalmente para aqueles que sofrem de rinite, sinusite e resfriados. Ela ajuda a remover catarro, sujeira, poeira, vírus e bactérias, além de promover a hidratação da mucosa nasal.

O ar passa pelo nariz para chegar no nosso pulmão, ele filtra o ar que entra filtrando  as partículas impedindo que cheguem até o pulmão. Além disso, o nariz aquece e umidifica o ar para que ele chegue ao pulmão de forma mais confortável.

Lavar o nariz todos os dias ajuda a prevenir infecções respiratórias. Quem lava frequentemente o nariz, possui menos chances de ficar gripado. Isso acontece porque a lavagem retira os germes, como bactérias e vírus, evitando que eles causem infecções. Também limpam as substâncias que causam alergias como o mofo, ácaro, pólen, poeira e pelos de animais, diminuindo risco de rinite e sinusite.

Todos podem fazer a lavagem nasal preventiva, pode ser feita em todas as idades, de recém nascidos até idosos de forma segura. 

Para algumas pessoas a lavagem é duas vezes mais importante. Para quem tem rinite, ajuda tanto nas crises quanto na prevenção, diminuindo até o uso de remédios necessários para controlar. Segundo, quem tem muito resfriado e sinusite, a parte interna do nariz fica inchada e com secreção, assim a lavagem ajuda na remoção das secreções, reduzindo os sintomas e a necessidade de medicamentos.

Como fazer a lavagem? 

Existem diferentes métodos para realizar a lavagem nasal, como seringas, sprays de solução salina, garrafinhas específicas para lavagem e conta-gotas, especialmente para bebês. O soro fisiológico e os sachês prontos vendidos em farmácias são as soluções mais utilizadas. No entanto, o soro caseiro preparado em casa também pode ser utilizado. Todas essas opções são melhores que a água de torneira, pois são isotônicos, a mesma possui a mesma tonicidade dos líquidos do corpo, diminuindo a chance de causar ardência no nariz. Além disso, a água da torneira pode conter microrganismos que deixam a água contaminada.

Caso não queira comprar as soluções prontas, é possível preparar a solução em casa. Para fazer o soro caseiro é necessário utilizar 250ml de água filtrada ou fervida, uma colher de café rasa de sal e meia colher de café rasa de bicarbonato, misture tudo e mexa bem.

Crianças maiores e adultos que forem utilizar garrafinhas ou seringas maiores para fazer a lavagem, devem fazer isso na pia do banheiro, com a cabeça levemente inclinada e olhando para o fundo da pia com a boca aberta. Utilize metade do volume para cada lado.

Em bebês, deve-se usar preferencialmente um conta gotas com 1ml em cada narina, no máximo seis vezes ao dia. Em crianças de até três anos devem realizar a lavagem com seringas entre 3 e 10 ml, pressionando o aplicador de 5 a 7 segundos.

É importante ressaltar que a lavagem nasal deve ser evitada por pessoas com infecção de ouvido, obstrução no ouvido ou sensação de pressão.

Para mais informações, assista ao vídeo no canal do Doutor Ajuda.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.