Data de publicação: 06 de Abril de 2025, 22:19h, Atualizado em: 06 de Abril de 2025, 22:24h
Tecnologia e ações coordenadas têm sido aliadas importantes para enfrentar as chuvas intensas no Sudeste do país. Com o apoio do sistema Defesa Civil Alerta, coordenado pelo Governo Federal, municípios como Angra dos Reis, Petrópolis e Mimoso do Sul conseguiram realizar evacuações preventivas.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil tem atuado de forma estratégica e emergencial para minimizar os impactos e proteger a população.
O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, que já está no Rio de Janeiro para coordenar os trabalhos junto às defesas civis estadual e municipais, destacou que a atuação do Governo Federal começou antes mesmo das primeiras chuvas. “Desde o dia 1º de abril, quando os meteorologistas deram o alerta de chuvas extremas, o Cenad elevou o nível de atenção para o estado. No dia 3, reunimos mais de 250 técnicos das defesas civis estadual e municipais do Rio de Janeiro para planejar a resposta ao evento climático que se aproximava”
Em Guapimirim, na Baixada Fluminense, o subsecretário da Defesa Civil, Matheus Lopes, destacou a importância da tecnologia do Defesa Civil Alerta na evacuação de um bairro inteiro na Serra dos Órgãos, antes que quatro grandes deslizamentos atingissem a região. O sistema envia mensagens de SMS com alertas e orientações da Defesa Civil para prevenir e proteger a população em situações de risco, como chuvas intensas e deslizamentos. “O sistema foi fundamental para alertar a população de forma imediata. Quem recebeu a mensagem já começou a se preparar para sair. Isso reduziu muito a resistência e permitiu uma evacuação quase total.”
Segundo o Relatório Diário de Monitoramento do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), divulgado na noite de domingo (6), o estado do Rio de Janeiro registra 455 pessoas desalojadas e 57 desabrigadas. Só na cidade de Angra dos Reis são 382 pessoas desalojadas, com 37 pontos de apoio e abrigos em funcionamento.
Para saber mais sobre as ações de Proteção e Defesa Civil, acesse www.mdr.gov.br.