
Voltar
LOC: O maior polo irrigado do Centro-Oeste está passando por uma transformação. Em Cristalina, no sudeste goiano, o Projeto Ametista moderniza o monitoramento da água usada na agricultura. Desenvolvida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional em parceria com o Instituto Federal Goiano, a iniciativa entrou em uma nova fase o na bacia do Rio Samambaia, com a instalação de dez estações de monitoramento. O objetivo é medir, em tempo real, o nível das barragens, as condições climáticas e o volume de água utilizado. Técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica visitaram propriedades do Polo de Irrigação do Planalto Central para acompanhar de perto os resultados do projeto, que já recebeu mais de um milhão e meio de reais em investimentos. A coordenadora-geral de Instrumentos da Política Nacional de Irrigação, Rose Edna Pondé, explicou que o projeto impulsiona os pólos de agricultura irrigada.
TEC./SONORA: ROSE EDNA
"Isso foi possível porque existe no Ministério uma estratégia que está definida por meio da iniciativa de reconhecimento de polos de agricultura irrigada, que hoje essa iniciativa está em todas as regiões do Brasil, nós temos polos de agricultura irrigada devidamente reconhecidos por meio de uma portaria, isso é uma iniciativa que nasce em 2020, mas que toma corpo neste governo sobre a gestão do nosso ministro"
LOC: Durante a visita, os técnicos do departamento de irrigação do MIDR conheceram barragens da bacia do rio Samambaia monitoradas por sistemas fluviométricos. O professor Álvaro Henrique Cândido de Souza, especialista em Irrigação e Agrometeorologia do IF Goiano e coordenador do Projeto Ametista, explicou que sensores medem a pressão de dentro do corpo hídrico para calcular o volume de água armazenado, o que ajuda a prever oscilações entre períodos de chuva e estiagem.
TEC./SONORA: ÁLVARO HENRIQUE
"A barragem tem a função de reservar água, de encher, durante os meses chuvosos. A gente pega ali de setembro até março. Para que a água possa ser utilizada nos períodos que não tem oferta de água. Desta maneira, a gente traz segurança hídrica para o sistema produtivo, sendo possível produzir alimento durante todo o ano."
LOC: O Projeto Ametista prepara o Polo do Planalto Central para enfrentar períodos de seca com mais segurança e sustentabilidade. Para saber mais sobre as ações do governo federal em segurança hídrica, acesse: mdr. gov. br Reportagem, Giulia Luchetta