Em Pernambuco, casos de Covid-19 recuam Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em Pernambuco, casos de Covid-19 recuam Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Casos de Covid-19 em Pernambuco recuam pela primeira vez desde alta registrada em novembro

Segundo a Secretaria de Saúde do estado, casos confirmados na última semana de dezembro recuaram 45% em comparação à semana epidemiológica anterior

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

ÚLTIMAS SOBRE PERNAMBUCO


O número de casos confirmados de Covid-19 em Pernambuco recuou pela primeira vez desde alta registrada em novembro, segundo dados da Secretaria de Saúde (SES-PE). Entre 23 e 31 de dezembro, período da semana epidemiológica 52 de 2023, foram registrados 1.621 casos. Em comparação à semana anterior (51), de 17 a 23 de dezembro 2.957 casos foram notificados. O recuo apresentou uma queda de 45% no número de casos confirmados.

Conforme a SES-PE, a maior quantidade de casos semanais foi registrada no mês de dezembro, especificamente nas semanas 49 — de 03 a 09 de dezembro, com 3.125 casos confirmados e na semana 50 de 10 a 16 de dezembro, com 3.507 casos.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, “a redução das medidas de distanciamento e proteção no último trimestre de 2023, somada à introdução e circulação da variante do Sars-COV Ômicron pode ter influenciado o aumento de casos”.  

O diretor geral de informações epidemiológicas da Secretaria de Saúde de Pernambuco, José Lancart de Lima, explica que o reforço das medidas de prevenção durante o período pode ter contribuído para a diminuição dos casos de covid-19.

“Nós observamos que a partir do final de novembro houve uma mudança no perfil epidemiológico dos casos notificados. Quando nós identificamos esse aumento de casos, iniciamos de forma maciça um processo de sensibilização da população no que diz respeito ao reforço das medidas de prevenção. Aí, entenda-se a intensificação de vacinação, principalmente nos grupos considerados prioritários, bem como as medidas não farmacológicas, como a utilização de máscara, principalmente por pessoas com sintomas gripais em ambientes fechados, o reforço da higienização das mãos e do uso do álcool gel. O reforço dessas medidas durante esse período pode ter contribuído para a diminuição dos casos confirmados”, diz.

Baixa Cobertura Vacinal

Segundo a SES-PE, mais de 24 milhões imunizantes foram aplicados no estado. No entanto, apenas 14,61% da população com idade a partir dos 18 anos tomou a vacina bivalente. A vacina protege não só das primeiras variantes do vírus, como também da ômicron e suas subvariantes.

Ainda conforme a secretaria, a taxa de cobertura vacinal somente é maior que 80% na primeira e na segunda doses, com 92,54% e 85,22% de pessoas imunizadas, respectivamente. Já as doses de reforço estão os seguintes percentuais: 51,45% na primeira, 52% na segunda e 34,59% na terceira dose.

Para o diretor geral de informações epidemiológicas da secretaria, é preciso sensibilizar a população para que a busca pela vacinação seja intensificada e melhore a cobertura vacinal.

“Estamos tentando sensibilizar a população para que a gente consiga melhorar essa cobertura vacinal. Já foram aplicadas mais de 1. 311 milhão de doses de vacina para Covid-19 no estado de Pernambuco, no que diz respeito à vacina bivalente. Mas é um número que precisa ser melhorado. Existe a disponibilidade de vacina no estado de Pernambuco. São cerca de 2.800 salas de vacinação existentes no em todo o estado, nas unidades básicas de saúde de cada um dos 184 municípios do estado”, afirma.

Pernambuco: Compesa busca investimentos em saneamento e água tratada para o estado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.