LOC.: A uma semana do Natal, a companhia aérea Itapemirim Transportes Aéreos, a ITA, do Grupo Itapemirim, anunciou a suspensão temporária de todas as operações. Somente para este sábado, 30 voos da empresa estavam previstos. Até o fim de dezembro, 513 voos com destino a 14 aeroportos brasileiros estavam programados pela companhia.
Segundo a companhia aérea, a interrupção das atividades visa reestruturação interna. Procurada pela reportagem do Brasil 61, a companhia aérea não soube informar o número de passageiros prejudicados pelo cancelamento dos voos.
A Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC, determinou que a companhia aérea preste atendimento a todos os passageiros e comunique, individualmente, sobre o cancelamento dos voos, reacomodação e reembolso.
Um dos prejudicados pela suspensão das atividades da companhia aérea, Victor Henrique, 23 anos, contava os dias para viajar rumo a Recife. Ele e a namorada compraram passagens de ida e volta junto à Itapemirim, além do valor desembolsado por cinco diárias em uma pousada na capital pernambucana. A viagem programada para o dia 2 de janeiro não deve mais ocorrer.
TEC./SONORA: Victor Henrique, jornalista
“Quando eu vi a notícia, de primeira disseram que era uma suspensão, mas a gente sabe que é meio que um pedido de falência. A pousada e as passagens já estavam pagas e, infelizmente, aconteceu isso. Fiquei muito triste pela situação. Isso vai deixar muitos passageiros na mão. Nós estamos entrando na semana do Natal, depois tem o Ano Novo”.
LOC.: A companhia está reacomodando os passageiros em outras empresas, com prioridade para as pessoas que estão fora de suas cidades de domicílio e precisam voltar para casa, menores desacompanhados e aquelas com necessidades especiais. Segundo a ITA, as pessoas que têm bilhetes de ida e volta, mas que ainda estão em suas cidades de domicílio, serão atendidas, prioritariamente, com reembolso total dos valores pagos.
A companhia orienta que os passageiros que têm viagens programadas não tentem fazer check-in online, nem compareçam aos aeroportos antes de entrar em contato por meio do e-mail [email protected] ou pelo chat no site da ITA. A ANAC também orienta que os passageiros recorram à plataforma Consumidor.gov.br. Segundo a Itapemirim, a decisão não vai afetar o serviço prestado pelo transporte rodoviário por meio da Viação Itapemirim, cujas operações “seguem normalmente”.
Reportagem, Felipe Moura.