LOC.: Motoristas de caminhão de todo o país começam a receber pela Caixa Econômica Federal a segunda parcela do Benefício Caminhoneiro, nesta terça-feira (6). Cerca de 140 mil profissionais do setor que se inscreveram na medida do governo federal serão beneficiados na segunda etapa da ação emergencial.
Quem tem direito ao benefício são os caminhoneiros cadastrados no Registro Nacional de Transportes Rodoviários de Cargas até 31 de maio de 2022 ou que fizeram uma autodeclaração com registro de atividade da operação de transporte de carga na ANTT em 2022. Em agosto deste ano, a Caixa começou o pagamento do Benefício Caminhoneiro para mais de 190 mil beneficiários.
O Ministério do Trabalho e Previdência prorrogou o prazo de entrega da autodeclaração até 12 de setembro. Quem fizer o procedimento até 12 de setembro vai receber a primeira, a segunda e a terceira parcelas no dia 24. Os que já têm acesso ao benefício vão receber normalmente a terceira parcela na data, como explica a vice-presidente de Governo da Caixa, Tatiana Thomé.
TEC./SONORA: Tatiana Thomé – vice-presidente de Governo da CAIXA
“Até o momento a CAIXA credita 330 mil caminhoneiros nas contas digitais do Caixa Tem o valor das primeiras parcelas de mil reais. No dia 24 de setembro, nós pagaremos a terceira parcela para esses que já receberam e a primeira, segunda parcela para aqueles que fizerem a autodeclaração até o dia 12 de setembro. Aqui é importante destacar é que as contas precisam ser movimentadas até 90 dias depois do crédito, se não o recurso retorna para o tesouro.”
LOC.: A autodeclaração pode ser feita pelo Portal Emprega Brasil ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. No total, seis parcelas de R$ 1 mil estão previstas até dezembro de 2022. O crédito é feito em conta poupança social digital aberta automaticamente em nome do destinatário, com movimentação pelo aplicativo Caixa Tem. Tatiana Thomé explica como receber.
TEC./SONORA: Tatiana Thomé – vice-presidente de Governo da CAIXA
“Pelo próprio Caixa Tem ele gera um código e vai até um caixa eletrônico e saca esse recurso, mas também tem as mais de 4 mil agências da caixa disponíveis para esses caminhoneiros, é outra forma deles acessarem o recurso. Eles podem comparecer à agência com um documento válido com foto e acessar o seu recurso.”
LOC.: Os caminhoneiros que têm direito ao benefício também podem tirar dúvidas sobre o pagamento pela Central de Atendimento Alô Trabalho, no número 158. As informações sobre o pagamento das parcelas também podem ser consultadas no Atendimento Caixa Cidadão pelo número 111.
Reportagem, Karina Chagas