Meio Ambiente - Banco da Amazônia·24 de setembro de 2025

Banco da Amazônia reforça compromisso com sustentabilidade na Semana do Clima, em Nova York

Em painel, presidente da instituição destacou atuação na proteção e valorização da Amazônia

Por Bianca Mingote
Ouvir · 00:01:23

Foto: Divulgação / BASA

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

O Banco da Amazônia reforçou o compromisso com a sustentabilidade na Semana do Clima 2025, em Nova Iorque. As atividades foram iniciadas com a participação do banco no Fórum Brasil-EUA de Energia e Tecnologia 2025, realizado no último dia 22. Foram debatidos temas como energia limpa, minerais críticos e inovação tecnológica.

Apoiado pelo Banco e promovido pelo jornal Valor Econômico e pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil), o fórum reuniu líderes empresariais, autoridades e especialistas globais para discutir parcerias estratégicas, impulsionar a inovação e encontrar soluções para os desafios energéticos do século XXI.

O presidente da instituição, Luiz Lessa, participou da sessão de encerramento “Compromissos Climáticos e a Eficácia da COP 30 no Brasil”. Na ocasião, Lessa destacou a atuação do banco como uma economia que regenera, voltada a proteger e valorizar os recursos da Amazônia.

Banco da Amazônia: economia e sustentabilidade

O Banco da Amazônia tem sua atuação destinada a conectar economia e floresta, e busca aliar tecnologia e conhecimento ancestral, bem como impacto e inclusão social. A instituição tem um modelo de desenvolvimento que une inovação, sustentabilidade e justiça social. 

Confira conceitos que guiam a estratégia ESG integrada do Banco:

  • Amazônia Viva – Dedicado a fortalecer negócios em sociobio economia, restauração florestal, crédito de carbono, energia limpa e produção responsável;
  • Amazônia Inteligente – Alia saberes locais com novas tecnologias para enfrentar os desafios da região;
  • Amazônia Justa – Apoio a microempreendedores, populações ribeirinhas, indígenas, quilombolas e agricultores familiares com crédito acessível, educação financeira e soluções adaptadas às realidades locais.

Com essa estratégia ESG integrada, o Banco reafirma o seu comprometimento com a sustentabilidade, além de se dedicar a estratégias de negócios com enfoque nas metas globais de clima e às diretrizes da COP 30, que será realizada em Belém (PA).

Inclusive, com vistas a apoiar os negócios da capital paraense, o Banco da Amazônia tem apoiado empresários com a linha de crédito Fungetur.

O fundo é vinculado ao Ministério do Turismo (MTur) e destinado a financiar empresas do setor de turismo.A linha possui orçamento específico, com disposição de patrimônio próprio e autonomia financeira e orçamentária. 

Por meio do Fungetur, os empresários têm a oportunidade de melhorar o estabelecimento para recepcionar os participantes da Conferência.

TAGSClima
SOBRE

Bianca Mingote

Formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), é repórter do Brasil 61 desde 2024. Passou pelas redações da Rádio Senado, Secom (UnB) e do Correio Braziliense (CB). Também foi trainee do CB no Curso Jornalismo na Prática, com foco na cobertura de saúde do Brasil.

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Banco da Amazônia

Ver editoria completa
Banco da Amazônia15 de outubro de 2026

Biblioteca do Centro Cultural Banco da Amazônia abre ao público a partir de 20 de outubro

Espaço em Belém (PA) reúne 12,5 mil obras, incluindo livros sobre a Amazônia, literatura e exemplares raros; atendimento será de terça a sexta-feira, das 10h às 16h

Banco da Amazônia09 de outubro de 2026

Banco da Amazônia reforça ações de solidariedade durante o Círio de Nazaré 2026

19ª edição do Jantar de Adesão do Círio de Nazaré arrecadou recursos para obras sociais da Arquidiocese de Belém (PA); colaboradores também mobilizaram doações para a Casa de Plácido

Banco da Amazônia02 de outubro de 2026

Produtores e pequenos empreendedores buscam crédito durante feiras agropecuárias no MA e PA

Banco da Amazônia apresentou linhas para agricultura familiar, custeio, investimentos, microcrédito e capital de giro

t-page