Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

BA: Número de doadores de sangue cresce 10,5% no primeiro semestre, mas tipos O positivo e negativo e A negativo continuam em níveis de alerta

Hemoba esclarece que alta nas doações ainda não é suficiente para suprir as carências do banco de sangue. Instituição intensifica ações por mais voluntários


Os tipos sanguíneos O positivo e negativo e A negativo estão em estado de alerta no Hemocentro da Bahia (Hemoba). Segundo a instituição, 63.444 voluntários doaram sangue de janeiro a junho de 2020, o que permitiu a coleta de 48.785 bolsas. Já nos seis primeiros meses de 2021, foram 70.152 doadores e um total de 53.497 bolsas. Os dados apontam para o crescimento de 10,5% de voluntários e 9,6% de bolsas coletadas. No entanto, a alta ainda não é suficiente para atender a necessidade do banco de sangue. 

A rede Hemoba tem sua sede localizada em Salvador, na Ladeira do Hospital Geral, sem número, Brotas. O telefone para contato é o (71) 3116-5664/5600. Há também hemocentros regionais nos municípios de Eunápolis e Barreiras. Além disso, diversas cidades contam com as UCTs, unidades de coleta. Saiba mais abaixo. 

Fernando Araújo, diretor do Hemoba, convida os baianos a doarem e ressalta a relevância de os estoques estarem sempre em segurança. “Comento sobre a importância da doação de sangue neste momento de pandemia, que modifica todo o formato e a trajetória da nossa medicina transfusional e exige que a gente tenha os estoques sempre em segurança para que possamos atender a população não sóda Bahia, mas também todos os outros estados brasileiros. Quanto maior for a vacinação, maior estaremos tendo solicitações da medicina transfusional", explica.

Durante o Junho Vermelho, mês de incentivo à doação de sangue em todo país, o Hemoba recebeu mais de 13 mil voluntários e coletou 10.251 bolsas. No início da pandemia, a instituição criou o “Hemoba em Casa — A Solidariedade mora ao lado” com o objetivo de facilitar a participação dos doadores durante o período de isolamento social e regularizar a situação do estoque de sangue. A ação continua vigente.

O Hemoba considera o estoque de sangue estável quando se tem uma quantidade de hemocomponentes que atende a demanda de oito a dez dias. A classificação de alerta é para um número suficiente de quatro a sete dias; e crítico, quando se tem apenas a quantidade para atender no máximo três dias.

Altruísmo

Heleno Maisk, 35, morador do bairro Horto Bela Vista da capital baiana, considera que todos devem ter a prática de doação sempre que puder. “Pois muita gente que não pode contar com o apoio dos familiares ou de amigos tem a nossa doação frequente, que pode garantir o acesso ao sangue que  precisa. Nesse momento de pandemia que estamos vivendo se faz mais necessário, porque devemos ter empatia com a situação de todos, não só com familiares ou parentes”, assegura o engenheiro mecatrônico, que tem o tipo sanguíneo O positivo.

Diante da necessidade de manter os hemocentros bem abastecidos, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, vem mobilizando a população para procurar o hemocentro mais próximo de casa e doar sangue. “Vamos aproveitar essa oportunidade para reafirmar não só as ações de enfrentamento à pandemia, mas também a necessidade contínua de cumprir o preceito constitucional da saúde como direito fundamental. O sangue, ao longo do tempo, simboliza a vida. E nesse sentido, é importante a doação regular de sangue. Doe sangue regularmente, com a nossa união, a vida se completa”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Onde doar sangue na Bahia

O Hemoba possui várias unidades de coleta. Procure uma unidade mais próxima de sua casa e faça sua doação de sangue ou medula óssea. Para saber mais informações sobre endereços e horários de funcionamento das unidades, veja o mapa abaixo. 

Interessados em doar também podem preencher um formulário disponível no site do Hemoba, cujo endereço é saude.ba.gov.br/hemoba, ou enviar um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br.

Critérios para doação de sangue e medula óssea

De acordo com a Coordenação-Geral de Sangue e Derivados do Ministério da Saúde, o procedimento para doação de sangue é simples. Primeiro se faz o cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta de sangue e depois o lanche. Isso tudo leva em média 40 minutos.
 
Vale lembrar que até mesmo quem foi infectado pelo coronavírus pode doar sangue e medula óssea. No entanto, é necessário aguardar 30 dias após completa recuperação da doença. Quem teve contato com pessoas infectadas também precisa esperar 14 dias para poder fazer a doação, apresentando RT-PCR negativo e ausência de sintomas. Já os vacinados, devem esperar o tempo de imunização que vai depender da marca do imunizante.
 
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar no mínimo 50 quilos. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com intervalo de 3 meses entre as doações. Já os homens podem doar até quatro, com intervalo de 2 meses entre as doações. A doação é voluntária e uma bolsa de apenas 450mL de sangue pode ajudar até quatro pessoas.
 
Candidatos à doação de medula óssea devem ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde e não apresentar doença infecciosa ou incapacitante. Segundo o Redome, algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.
Doar sangue e medula é seguro! Com a pandemia, todos os protocolos de contenção contra a Covid-19 estão sendo realizados. No dia da doação, será preciso apresentar documento de identificação com foto. Para saber mais sobre os critérios e restrições para doação de sangue e medula óssea, acesse www.saude.ba.gov.br/hemoba.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: Os tipos sanguíneos O positivo e negativo e A negativo estão em estado de alerta no Hemocentro da Bahia (Hemoba). Segundo a instituição, 63.444 voluntários doaram sangue de janeiro a junho de 2020, o que permitiu a coleta de 48.785 bolsas. Já nos seis primeiros meses de 2021, foram 70.152 doadores e um total de 53.497 bolsas. Os dados apontam para o crescimento de 10,5% de voluntários e 9,6% de bolsas coletadas. No entanto, a alta ainda não é suficiente para atender a necessidade do banco de sangue. 

A rede Hemoba tem sua sede localizada em Salvador, na Ladeira do Hospital Geral, sem número, Brotas. O telefone para contato é o (71) 3116-5664/5600. Há também hemocentros regionais nos municípios de Eunápolis e Barreiras. Além disso, diversas cidades contam com as UCTs, unidades de coleta. Fernando Araújo, diretor do Hemoba, convida os baianos a doarem e ressalta a relevância de os estoques estarem sempre em segurança.

TEC./SONORA: Fernando Araújo, diretor do Hemoba

“Comento sobre a importância da doação de sangue neste momento de pandemia. A pandemia modifica todo o formato e a trajetória da nossa medicina transfusional e exige que a gente tenha os estoques sempre em segurança para que possa atender a população não só do nosso estado da Bahia, mas também todos os outros estados brasileiros. Quanto maior for a vacinação da população brasileira, maior estaremos tendo solicitações de medicina transfusional,  uma diminuição de leitos e uma menor solicitação para os leitos de covid e hospitais de pandemia".

LOC.: Heleno Maisk, engenheiro mecatrônico e morador da capital baiana, considera que todos devem doar sempre que possível. 

TEC./SONORA:  Heleno Maisk, doador

“Pois muita gente que não pode contar com o apoio dos familiares ou de amigos que não tenham essa gama de pessoas para ajudar no momento difícil, a nossa doação frequente pode garantir que essa pessoa tenha acesso ao sangue que ela precisa. Agora, nesse momento de pandemia que nós vivemos, eu acho que se faz mais importante ainda, se faz mais necessário, visto que temos que ter empatia com a situação de todos, não só quando desrespeita a algum familiar ou parente”.

LOC.: Para saber onde doar sangue ou se cadastrar para doar medula óssea, acesse saude.ba.gov.br/hemoba. 

Reportagem: Gabriela Andrade