LOC.: Até 2025, quase 20 bilhões de reais em recursos do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, estarão disponíveis para o financiamento de obras de saneamento básico em todo o País. Os recursos foram aprovados pelo Conselho Curador do Fundo, com base em proposta apresentada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR.
Para Alfredo Carvalho, diretor de Financiamento de Projetos da Secretaria Nacional de Saneamento do MDR, esses recursos vão promover benefícios de grande impacto à população.
TEC./SONORA: Alfredo Carvalho, diretor de Financiamento de Projetos da Secretaria Nacional de Saneamento do MDR
“Recentemente foi aprovado o orçamento do FGTS e, certamente, podemos destacar os robustos investimentos em saneamento básico. A previsão é que o Fundo invista quase 5 bilhões de reais por ano, até 2025, em obras de água, esgoto, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana. São investimentos importantíssimos, geridos pela Secretaria Nacional de Saneamento do MDR, que envolvem impactos positivos diretos, tanto no desenvolvimento econômico das cidades, quanto no meio ambiente, na economia, no turismo e sobretudo na saúde da nossa população.”
LOC.: Apenas em 2022, serão disponibilizados mais de 4 milhões e meio de reais, em financiamentos do FGTS, para o setor de saneamento.
Para saber mais sobre os investimentos do Governo Federal no setor de saneamento básico, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Gabriela Vogado