
Voltar
LOC.: Já parou para pensar no que acontece quando empresários se unem em torno de uma mesma causa? No Brasil, essa força tem nome: associativismo. E quem coordena esse movimento em todo o país é a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, a CACB.
De norte a sul, iniciativas locais mostram que, juntas, as associações conseguem transformar não só os negócios, mas também o dia a dia das cidades.
Em Barra Mansa, no Rio de Janeiro, por exemplo, a Associação Comercial do município atua em parceria com a prefeitura para criar oportunidades de negócios. É o que conta Matheus Gattás, vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do estado.
TEC/SONORA: Matheus Gattás – ACE Barra Mansa (RJ), vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Rio de Janeiro
“Uma das principais ações que temos hoje na Associação Comercial é a nossa participação como sócios em uma companhia de desenvolvimento econômico, junto com a Prefeitura Municipal. Por meio dela, adquirimos terrenos destinados à implantação de condomínios industriais em Barra Mansa. Assim, conseguimos beneficiar nossos associados com alíquotas e terrenos subsidiados e, ao mesmo tempo, estimular o desenvolvimento econômico da cidade e da região, atraindo empresas, gerando empregos e aumentando a arrecadação do município.”
LOC.: No interior de São Paulo, em Marília, o associativismo também vem ganhando força. Carlos Bittencourt, presidente da Associação Comercial e de Inovação da cidade, cita ações com foco na inovação e no futuro dos negócios.
TEC/SONORA: Carlos Bittencourt – presidente da ACIM (Associação Comercial e de Inovação de Marília) e vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo
“Em Marília, temos alguns processos muito importantes, como o Connect Ambiente de Inovação, um hub, uma rede de inovação que já está presente em mais de 12 cidades do Estado de São Paulo. Essa rede promove inovação por meio de uma aceleradora, uma incubadora e também de um instituto de pesquisa, beneficiando toda a nossa rede.”
LOC.: Para a CACB, casos como os de Barra Mansa e Marília mostram como o associativismo gera empregos, estimula a inovação e melhora a vida da população. Reconhecendo esse impacto, tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei de autoria do deputado Joaquim Passarinho, que propõe criar o Dia Nacional do Associativismo, a ser celebrado em 15 de julho. A proposta já está na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados e deve seguir para análise da Comissão de Constituição e Justiça.
Reportagem, Lívia Braz, narração, Marquezan Araújo