LOC: O Governo Federal mostrou mais uma vez seu compromisso em garantir água em quantidade e em qualidade aos que mais precisam.
Nesta terça-feira, 3 de dezembro, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o secretário Nacional de Segurança Hídrica da Pasta, Giuseppe Vieira, acompanharam, no Palácio do Planalto, as ordens de serviço assinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo Governador do Ceará, Elmano de Freitas, para a execução das obras dos trechos 3, 4 e 5 do Eixão das Águas. O investimento é de R$ 1 bilhão e 200 milhões de reais, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
O ministro Waldez Góes destacou que a água também irá alavancar a produção de alimentos.
Sonora Waldez Góes
"O Eixão das Águas é uma obra que o presidente já construiu lá atrás. São 255 km e que agora vai ser duplicada, potencializando não só água para o consumo humano, mas para a produção de alimentos. Isso se junta a outras obras que estão em curso, como o Cinturão das Águas do Ceará, a própria duplicação do Eixo Norte, que estamos contratualizando para duplicar o bombeamento. É bom lembrar que se aumenta a infraestrutura de distribuição da transposição do São Francisco, a gente precisa também duplicar o bombeamento."
LOC: O presidente Lula reafirmou o compromisso da União com a segurança hídrica dos estados. A obra alcançará 27 municípios, e beneficiar 47% de toda a população cearense, mais de quatro milhões de pessoas.
O projeto contempla equipamentos e tubulação necessários para duplicação da vazão, de 11 metros cúbicos por segundo para 22 m3/s no trecho 1, e de 9,5 m3/s para 19 m3/s nos demais trechos.
Para saber mais ações do Governo Federal em Segurança Hídrica, acesse http://mdr.gov.br
Reportagem, Petronilo Oliveira