LOC.: Com a proximidade das eleições de 2022, cerca de 30 milhões de eleitores no Brasil e no exterior já ativaram o aplicativo e-Título. Este ano, foram registradas mais de 13 milhões de ativações.
Para instalar o aplicativo, basta procurar pelo nome e-Título na barra de pesquisa das lojas de aplicativo Android ou IOS e preencher as informações pedidas. O download pode ser feito no celular ou tablet.
O assessor de Gestão de Identificação do TSE, Iuri Camargo Kisovec, explica as funcionalidades do aplicativo, e alerta sobre a dificuldade para emitir o e-Título no dia da eleição.
TEC./SONORA: Iuri Camargo Kisovec, assessor de Gestão de Identificação do TSE
“As principais ferramentas do e-título são a própria emissão para substituir a 2° via, a consulta ao seu local de votação, a justificativa eleitoral no dia da eleição e no dia posterior a ela e eventualmente a emissão das certidões de quitação e se voluntariar como mesário também. Essas funcionalidades estarão todas disponíveis até o dia da eleição, é importante dizer que no domingo especificamente, não será permitido emitir o título de eleitor, a pessoa até consegue fazer o download do aplicativo normalmente, mas ela não conseguirá emitir o e-Título”
LOC.: A emissão do e-Título vai estar suspensa no domingo, 2 de outubro, dia do primeiro turno das eleições, e só volta a ser liberada a partir de segunda-feira (3). Caso haja o segundo turno, marcado para 30 de outubro, a regra é a mesma: só vai ser possível tirar a via digital do título até a véspera, 29 de outubro. No dia da eleição, as opções de consultar o local de votação e justificar o voto vão estar disponíveis.
Além do e-Título, a Justiça Eleitoral oferece outras ferramentas de auxílio à população antes, durante e depois das eleições São eles, o aplicativo Resultados, para acompanhar a apuração dos votos nas 27 unidades federativas;
Boletim na mão - para conhecer os resultados dos boletins de urna, apurados diretamente nas seções eleitorais;
Pardal - para colaborar com a fiscalização da propaganda irregular de campanha e outros crimes eleitorais;
O TSE tem ainda um robô virtual no aplicativo WhatsApp, conhecido como Tira-Dúvidas, para esclarecer sobre as eleições e o dia da votação. O usuário recebe informações em tempo real sobre serviços eleitorais, além de checagens de notícias falsas. Para acessar, basta adicionar o telefone (61) 9637-1078 à lista de contatos do WhatsApp ou por meio do link wa.me/556196371078.
Reportagem, Sophia Stein