Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda
Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

ANEMIA: sintomas, causas e gravidade

Neste episódio, o Hematologista Antônio Brandão fala sobre anemia e seus sintomas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

ÚLTIMAS SOBRE SAÚDE


A anemia é uma condição caracterizada pela baixa quantidade de hemoglobina no sangue, uma proteína responsável pelo transporte de oxigênio para o corpo.

O diagnóstico da anemia é realizado por meio de um exame de sangue chamado hemograma, que verifica se os níveis de hemoglobina estão abaixo do normal.

Entre os principais sintomas da anemia, destacam-se palidez, que pode ser vista na pele e as mucosas, fraqueza, sensação de cansaço e sonolência. Alguns pacientes também podem apresentar tontura e dor de cabeça.

É importante ressaltar que existem diversas causas de anemia, sendo a deficiência de ferro a mais comum. Ela pode ocorrer em pessoas que não consomem carne vermelha, feijão e espinafre, que são alimentos ricos em ferro. Além disso, a perda de sangue também pode levar à anemia, mesmo em casos em que a alimentação é adequada, isso pode afetar mulheres com menstruação abundante, mas também outras pessoas. Portanto, é importante ficar atento a sangramentos nas fezes, urina ou em outras partes do corpo.

A falta de vitamina B12 também pode ser uma causa de anemia, sendo encontrada exclusivamente em alimentos de origem animal, como carnes, ovos e laticínios. Além dessas causas nutricionais, certas doenças podem diminuir a produção de glóbulos vermelhos e levar à anemia, como doenças crônicas, HIV, AIDS, câncer, doenças inflamatórias e insuficiência renal.

Alguns sintomas de anemia podem indicar gravidade, como dor no peito, falta de ar em pequenos esforços, batimentos cardíacos acelerados, pressão arterial muito baixa ou desmaios. Caso esses sintomas sejam identificados, é importante procurar atendimento médico imediatamente.

É fundamental ressaltar que o tratamento da anemia deve ser realizado por um médico, que irá identificar a causa e indicar a abordagem terapêutica mais adequada para cada caso.

Para mais detalhes, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.