LOC.: Nesta terça-feira (17), o Rio Negro registou cota de 13,49 metros em Manaus, superando a maior seca histórica anterior, que aconteceu no dia 24 de outubro de 2010, quando o rio desceu para 13,63 metros. Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Manaus, que são municípios próximos ao Rio Negro, declararam situação de emergência devido à estiagem.
Segundo a meteorologista no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Naiane Araujo, a previsão do tempo para os próximos dias no Amazonas indica algumas pancadas de chuva pontuais, mas de forma irregular, no norte do estado, especialmente em áreas de divisa com Roraima, Pará e na região metropolitana de Manaus.
TEC./SONORA: Naiane Araujo, meteorologista no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
“Manaus pode receber sim algumas pancadas de chuva passageiras e de curta duração. A expectativa de volume não é muito grande. Então chuvas típicas de primavera, verão, às vezes até bem forte, principalmente entre a tarde e noite, mas que não trazem aquele alívio que a região precisa, já que está passando por um período longo de escassez de chuva significativa.”
LOC.: Ela destaca que esse é o cenário até o final de semana, entre os dias 21 e 22 de outubro, no Amazonas, incluindo a região metropolitana de Manaus, onde fica o Rio Negro.
O secretário de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Produção Rural do Amazonas, Alessandro Cohen, informa que cálculos climáticos dizem que essa seca poderá se prolongar até novembro.
TEC./SONORA: Secretário de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror - AM), Alessandro Cohen
“Porém, evidentemente que se a seca se prolongar por mais dias nós vamos ter cidades completamente ilhadas onde vai afetar a falta do pescado e outros gêneros alimentícios."
LOC.: Todos os municípios em estados de emergência e alerta estão listados no portal www.defesacivil.am.gov.br.
Reportagem, Nathália Guimarães