Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Amazonas: Polícia Civil recebe, a cada semana, cerca de 70 denúncias de crimes contra idosos

Muitos casos da violência são cometidos por familiares ou pessoas próximas às vítimas


A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), em conjunto com a Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (Decci), recebe em média, a cada semana,  mais de 70 denúncias de crimes contra idosos, por meio dos canais oficiais de denúncias. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a violência contra o idoso é definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”.

A delegada Andréa Nascimento, titular da Decci, alerta que a maioria das denúncias são feitas de forma anônima, porque muitos dos casos de violência são cometidos por familiares ou pessoas próximas às vítimas.

“Além de trabalhar no combate aos crimes praticados contra os idosos, trabalhamos junto à rede de proteção, com várias ações preventivas e educativas, como forma de levar informação à população, principalmente aos idosos sobre os seus direitos e as formas de denúncia”, explica a delegada.

Denúncias

Nascimento ressalta que a denúncia é importante, já que assim que registrada, a Decci inicia a apuração dos fatos, em conjunto com outros órgãos de proteção como o Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi). “Isso para verificar a procedência das informações, instaurar os procedimentos cabíveis e auxiliar as vítimas a romperem o ciclo de violência”, explica a delegada.

As denúncias podem ser realizadas pelo Disque 100, dos Direitos Humanos ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

O registro do Boletim de Ocorrência (BO) pode ser feito na delegacia mais próxima do local do incidente; on-line no site da Delegacia Virtual ou diretamente na Decci, localizada na rua do Comércio, 270, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul da capital.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: A cada semana, a Polícia Civil do Amazonas, em conjunto com a Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso ( Decci), recebe em média mais de 70 denúncias de crimes contra idosos, por meio dos canais oficiais de denúncias. 

A delegada Andréa Nascimento, titular da Decci, alerta que a maioria das denúncias são feitas de forma anônima, porque muitos dos casos de violência são cometidos por familiares ou pessoas próximas às vítimas.

TEC./SONORA: Delegada Andréa Nascimento

“Além de trabalhar no combate aos crimes praticados contra os idosos, trabalhamos junto à rede de proteção, com várias ações preventivas e educativas, como forma de levar informação à população, principalmente aos idosos sobre os seus direitos e as formas de denúncia.”


LOC.: As denúncias de casos de violência contra idosos, no Amazonas, podem ser realizadas pelo Disque 100, dos Direitos Humanos ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. O registro do Boletim de Ocorrência pode ser realizado na delegacia mais próxima do fato. Ou on-line no site delegaciavirtual.sinesp.gov.br, ou diretamente na Decci, que fica na rua do Comércio, 270, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul da capital.

Reportagem, Nathália Guimarães.