LOC.: No acumulado de janeiro a novembro de 2023, foram registradas 6.502 pessoas desaparecidas em Minas Gerais — um aumento de 331 casos na comparação com o mesmo período de 2022. Dessas pessoas, mais de 4.500 foram localizadas nos onze primeiros meses do ano passado, enquanto em 2022 foram localizadas 4.049. Os dados são da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do estado.
Para a resolução de casos de desaparecimentos, Minas Gerais aderiu ao Alerta Amber — um projeto que veio da parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o grupo Meta.
A chefe da Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida, delegada Ingrid Estevam, explica que esse é um sistema de alerta enviado para as redes sociais.
TEC./SONORA: Chefe da Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida, delegada Ingrid Estevam
“Após a ocorrência de registro de desaparecimento de criança ou adolescente que corra um risco de lesão corporal ou morte, a Polícia Civil comunica o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que por sua vez comunica a Meta, responsável pelo Facebook e o Instagram, e após a análise dos requisitos, essas redes sociais emitem um alerta aos usuários em um raio de 160 quilômetros do local da ocorrência.”
LOC.: De acordo com Estevam, o primeiro Alerta já foi emitido e demonstrou resultados positivos.
Para o especialista em segurança pública e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Cássio Thyone, qualquer ferramenta que contribua para ajudar na busca de pessoas desaparecidas é positiva.
TEC./SONORA: Especialista em segurança pública e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Cássio Thyone
“No caso dessa ferramenta, através das redes sociais, pode-se divulgar muito rapidamente informações sobre a criança ou adolescente desaparecido. Como nós sabemos, o alcance das redes sociais é muito grande e a questão de tempo nesses casos é fundamental."
LOC.: De acordo com Thyone, quando a informação de desaparecimento chega para um maior número de pessoas, maior a possibilidade de obter uma informação que seja útil em relação à localização do desaparecido.
Para registrar uma pessoa desaparecida basta procurar a Delegacia de Polícia ou unidade da Polícia Militar mais próxima, levando documento de identidade e foto recente e nítida do desaparecido. O registro também pode ser feito on-line, pelo portal delegaciavirtual.sids.mg.gov.br.
Reportagem, Nathália Guimarães