LOC.: Mais de duas mil e duzentas cidades brasileiras registraram crescimento no mercado de trabalho do setor agropecuário, aponta levantamento da Confederação Nacional dos Municípios, CNM. O balanço ainda revela que as cidades com as maiores expansões mensais foram Capela do Alto e Bebedouro, em São Paulo, Formosa, em Goiás, e Madeiros Neto, na Bahia.
Em abril de 2024, o mercado de trabalho agropecuário registrou um saldo positivo de mais de onze mil postos de trabalho. Esse desempenho foi superior ao observado no mesmo período em 2023.
O consultor econômico da Remessa Online André Galhardo destaca que o El Niño e as condições climáticas que ocasionaram tragédia no Rio Grande do Sul são fatores que impactam negativamente a safra mas, apesar disso, o resultado foi positivo.
TEC./SONORA: André Galhardo, consultor econômico do Remessa Online
"Nós ainda teremos a segunda maior safra de toda a série histórica disponível e isso é muito significativo, mostra a força do agro e, consequentemente, o impacto positivo que ele exerce sobre boa parte dos municípios brasileiros. Essa continuidade desse processo, a despeito da quebra de afra, a continuidade desse processo de melhora do agronegócio brasileiro, como um todo, acaba ajudando o nível de arrecadação e ajuda a diminuir um pouco a disparidade de renda."
LOC.: O presidente do Conselho Regional de Economia do estado de São Paulo, Pedro Afonso Gomes, explica que para os próximos meses é natural a admissão e demissão em determinadas áreas rurais, em função da sazonalidade das produções.
TEC./SONORA: Presidente do Conselho Regional de Economia do estado de São Paulo (Corecon-SP), Pedro Afonso Gomes
"Nós vemos café, laranja e açúcar dominando um pouco. Mas quando a produção se retrai, há algumas demissões, quando é necessário que aumente a colheita, ou quando há transformação do produto in natura em produto industrial, ela praticamente muda para outra região, para outro setor."
LOC.: Ele informa que se espera uma estabilização da economia e a geração de renda. Também destaca que o produto agrícola é consumido por grande parte da população e que, nos últimos aos, o Brasil avançou significativamente nas negociações com outras nações, o que propiciou incremento nas exportações.
Reportagem, Nathália Guimarães