Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 21 de Janeiro de 2022, 17:10h, atualizado em 21 de Janeiro de 2022, 18:56h
LOC.: O Governo Federal repassou nesta sexta-feira, 21 de janeiro, mais de 520 mil reais à cidade de Divisópolis, em Minas Gerais, afetada por fortes chuvas e enxurradas.
Os recursos serão utilizados para transporte e compra de cestas básicas e colchões. Mais de 4 mil e quinhentas pessoas serão beneficiadas com o repasse.
Nesta sexta-feira, o Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, também reconheceu a situação de emergência em outras duas cidades mineiras atingidas pelas chuvas. São elas: Matias Cardoso e São João do Paraíso.
Até o momento, o MDR já garantiu aproximadamente 48 milhões de reais para ações de defesa civil no estado. Os recursos são para socorro e assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestrutura danificada.
Minas Gerais, está, atualmente, com 364 municípios com a situação de emergência reconhecida em razão das fortes chuvas.
O coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, explica como funciona o processo de reconhecimento de situação de emergência e de liberação de recursos federais para ajudar as regiões afetadas por desastres.
TEC./SONORA: Cel. Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil
"O reconhecimento tem o papel de alterar processos administrativos e jurídicos e acelerar processos para a resposta ao desastre, além de permitir a liberação de uma série de recursos. Para isso, é preciso que o estado ou o município decrete a situação de emergência ou de calamidade pública e insira essa documentação no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). A partir disso, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publica uma portaria e o ente federativo está apto a solicitar recursos."
LOC.: O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2ID, pode ser acessado em s2id.mi.gov.br.
Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Manuela Rolim