Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 24 de Maio de 2022, 20:19h, atualizado em 24 de Maio de 2022, 20:29h
LOC: O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, lançou um diagnóstico com informações e análises sobre a prestação de serviços públicos de abastecimento de água no Brasil.
Segundo o levantamento, em 2020, o índice de atendimento com redes de distribuição de água no País foi de 81,4%. Apenas nas áreas urbanas, o indicador sobe para 93,4%.
Daniel Cárdenas, pesquisador do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, o SNIS, explica a diferença nos números dos atendimentos total e urbano.
SONORA DANIEL CÁRDENAS
"Essa diferença nos números se dá porque, no atendimento total, são contabilizadas as zonas rurais e periféricas, onde nem sempre se tem acesso à água. Por isso, há um decréscimo no índice de atendimento total."
LOC: O diagnóstico também mostrou que a Região Sul tem a melhor cobertura de distribuição de água do país, seguida pelo Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Outro número divulgado foi o consumo médio per capita, que chegou a 152 litros diários por habitante.
O diagnóstico também traz informações sobre perdas de água, qualidade da prestação dos serviços, consumo de água e de energia nos sistemas de abastecimento de água e macro e micromedição.
Para acessar o diagnóstico e saber mais sobre essa e outras ações de saneamento básico do Governo Federal, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Gabriel Navajas