LOC.: A tecnologia 5G já foi implementada em 815 municípios brasileiros, ou seja, todas essas localidades possuem o sinal liberado para acesso à internet, redes sociais, chamadas e aplicativos, uso bancário entre outras possibilidades. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), atualmente, existem 28 milhões de consumidores acessando a internet com a tecnologia. Em relação ao alcance do sinal, o raio das antenas gira em torno de 1,5 km a 5 km, dependendo da localização, das condições de instalação e posição de cada antena. Elas devem estar a uma distância de 300 metros entre si. Para o advogado e mestre em Gestão de Riscos e Inteligência Artificial da Universidade de Brasília (UnB) Frank Ned Santa Cruz, o desafio ainda é grande.
TEC./SONORA: Frank Ned, especialista
“O país tem uma dimensão continental e isso envolve todo um ajuste de infraestrutura, o lançamento de cabos de fibra ótica, instalação de torres, que num país de uma dimensão dessa natureza é uma dificuldade. Um outro ponto também importante a ser considerado é que o usuário precisa fazer a atualização do seu dispositivo. Então, ele tem que comprar um aparelho que dá suporte à tecnologia 5G. Num país com uma desigualdade social tão grande quanto o Brasil, nem sempre isso é um caminho fácil de ser percorrido.”
LOC.: De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a previsão é alcançar 179 milhões de assinantes de 5G até 2030 – uma estimativa de 77% de usuários. De acordo com a agência, atualmente todas as cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes têm pelo menos uma operadora que oferece o sinal. O superintendente de outorgas da Anatel Vinicius Caram comemora o resultado, mas admite que ainda existem metas que precisam ser alcançadas.
TEC./SONORA: Vinicius Caram, Anatel
“Temos desafios para que as cidades, todas as cidades, não só as 600, que sejam contempladas e adensadas para ter 100% de cobertura, mas para que as operadoras possam ativar, manter esse ritmo de ativação, de investimentos no país para ter retornos, e que os 5.570 municípios venham a ter essa tecnologia quanto antes."
LOC.: Dados da Anatel mostram 23.098 antenas instaladas no país. Dos 815 municípios que estão transmitindo o sinal, São Paulo é a localidade com o maior número de estações: 6.363 distribuídas em 119 municípios, como Caraguatatuba, São José dos Campos, Campinas e Bragança Paulista. Bahia, por exemplo, tem 1.030 estações em 26 municípios como Feira de Santana, Ilhéus e Vitória da Conquista. Minas Gerais é mais um exemplo. O estado tem 1.697 antenas localizadas em 85 municípios como Montes Claros, Patos de Minas e Uberaba.
Reportagem, Lívia Azevedo