Arte: Sabrine Cruz/ Agência do Rádio
Arte: Sabrine Cruz/ Agência do Rádio

#11 A internação involuntária de dependentes químicos

Episódio #11 do Ilha de Vera Cruz debate a nova Lei que permite a internação involuntária de dependentes químicos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

A guerra contra as drogas ganhou um novo capítulo no Brasil. Está em vigor, desde o início do mês de junho, a lei que autoriza a internação involuntária de dependentes químicos. Agora, a família do paciente ou seu responsável legal pode solicitar a internação, sem a necessidade de autorização da justiça.

O pedido também pode ser feito por um servidor da área da saúde, da assistência social ou de órgãos do sistema nacional de políticas públicas sobre drogas (Sisnad).
A legislação, porém, impede que a recomendação para internações seja feita por servidores da área da segurança pública, como policiais, por exemplo.

A internação involuntária terá duração máxima de 90 dias, e dependerá de avaliação sobre o tipo de droga, o padrão de uso e a comprovação da impossibilidade de uso de outras alternativas terapêuticas.

A medida aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro mexeu com o debate público e a discussão que ganhou as capas de jornais e revistas. Como não poderia deixar de ser é o assunto desta semana, no décimo primeiro episódio do podcast Ilha de Vera Cruz.

-
O programa conta com as participações da psiquiatra Felianne Meirelly; do terapeuta holístico e ex-dependente, Eduardo; da psicóloga Beatriz Scandiuzzi; do vice presidente o fórum internacional de testagem de álcool e drogas, Anthony Wong; e do presidente da comissão antidrogas da OAB de São Paulo, Cid Vieira de Souza Filho.



-

Produção: João Paulo Machado e Bruna Goularte

Trabalhos técnicos: Lucas Rodrigues

Capa: Sabrine Cruz

Produto: Agência do Rádio Brasileiro

-

Entre em contato! Mande um e-mail para: podcastilhadeveracruz@gmail.com.

Ah, e não se esqueçam: nosso Twitter é @CruzIlha e nosso Insta é @podcastcruzilha

Receba nossos conteúdos em primeira mão.