
Voltar
LOC: As iniciativas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional estão cem por cento alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. É o que mostra um relatório inédito produzido ao longo de quase um ano de trabalho, como parte de um projeto de cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O estudo foi realizado por meio de um sistema em linguagem de programação com técnicas de inteligência artificial. O modelo foi desenvolvido para analisar similaridades entre as competências do Ministério e as cento e sessenta e nove metas que compõem os dezessete ODS. O coordenador geral de Planejamento e Gestão Estratégica, Sérgio Queiroz explica que o estudo mapeou trezentas e vinte e seis iniciativas do Planejamento Estratégico Integrado, o PEI, e identificou que todas elas apresentam algum grau de alinhamento com os objetivos globais de desenvolvimento.
TEC./SONORA: SÉRGIO QUEIROZ
"O modelo ele identifica se existe um vínculo direto, um vínculo indireto ou se não existe vínculo. E o resultado foi bastante interessante. Pois das 169 metas, CORTAR como você mencionou CONTINUAR DAQUI, 60% estão classificadas como dentro do escopo do Ministério, mas mesmo esses 40% de metas que não estão no escopo, apresentam algum grau de vinculação com pelo menos uma das iniciativas do PEI. Das 169 metas, apenas 8 não apresentaram nenhum vínculo. Então, isso é muito revelador até da atuação transversal do Ministério."
LOC: Entre os objetivos de desenvolvimento sustentável que mais se alinham aos programas do MIDR, destacam-se o seis, Água potável e saneamento, o nove, Indústria, inovação e infraestrutura, e o onze, Cidades e comunidades sustentáveis. A coordenadora-geral de Temas Multilaterais da Assessoria Internacional do MIDR, Marina Romão, afirma que essas áreas refletem o trabalho das secretarias do ministério em segurança hídrica, desenvolvimento territorial e infraestrutura sustentável. Ela destacou como a ODS treze (Ação contra a Mudança Global do Clima) está alinhada à atuação do MIDR e contribui para o protagonismo do Brasil na COP30.
TEC./SONORA: MARINA ROMÃO
"Todas essas secretarias, elas trabalham e têm uma relação direta com a implementação dos ODSs. Eu gostaria de citar e deixar ela separada para a gente comentar sobre o ODS-13, que foi uma alegria para a gente que ele estivesse explicitado nesse nosso relatório, porque mostra diretamente as ações do Ministério e o quanto elas impactam nesse ODS em específico. Isso é, sobretudo, muito importante em ano de COP. É impossível você falar de negociações climáticas sem falar de água. E meio ambiente."
LOC: A Agenda 2030 da ONU e a COP30 estão interligadas pelo objetivo comum de promover o desenvolvimento sustentável e enfrentar as mudanças climáticas. A COP30, por sua vez, funciona como um fórum internacional para negociar políticas, promovendo ações que contribuem para o cumprimento dos ODS e para um futuro mais sustentável.
Para saber mais sobre as ações do governo federal em desenvolvimento regional, acesse: mdr .go .br
Reportagem, Giulia Luchetta