XINGUARA (PA): Agentes pedem apoio da população no combate ao mosquito

Município registra 88 casos suspeitos de Dengue e Zika

Salvar imagem

LOC: Em Xinguara, 22 agentes de endemias estão trabalhando para que mais pessoas não tenham doenças como a Dengue e a Chikungunya. Eles pedem para que os moradores fiquem atentos em casa a qualquer objeto ou reservatório que acumule água e que possa virar criadouro do mosquito que transmite essas doenças.

TEC/SONORA: Athaíde Rocha, agente de endemias

“Dê uma volta dentro do seu quintal. Aquilo de que você encontrou de errado, elimine. Você não está perdendo dez minutos do seu tempo, você está ganhando. Porque passando pela doença, você vai perder dias para recuperar. E recuperar, não! Porque, a partir do momento que você sofre uma dengue, você nunca mais tem a sua saúde igual você tinha. Eu já passei por isso e eu sinto isso.”

LOC: Athaíde é agente de endemias em Xinguara. Ele teve os sintomas de Dengue e seus pais tiveram sintomas do Zika. Até agora, o município registra 88 casos suspeitos dessas duas doenças. Rosário, pai do agente Athaíde, reforça que a população tem papel fundamental no combate ao mosquito.

TEC/SONORA: Rosário Cordeiro da Costa, agricultor

“Só esse pessoal trabalhando aí não dá conta não. Já sofri umas duas vezes, assim que nós mudamos para Xinguara, mas não passa. Gente, tem que cuidar, não é brincadeira não.”

LOC: Essas doenças estão prejudicando muito a vida de muita gente não só em Xinguara, mas em vários municípios brasileiros. As infecções impossibilitam as pessoas de trabalhar e realizar atividades importantes do dia a dia. Não seja mais uma vítima. Saiba sobre como prevenir e combater o mosquito no site: saude.gov.br/combateaedes. 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.