VITÓRIA DA CONQUISTA (BA): Taxa de incidência da Tuberculose no município é menor que a média estadual

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

LOC: Vitória da Conquista é o quinto município do Estado da Bahia que mais registrou casos novos de Tuberculose, no ano passado, com 75 notificações. Por outro lado, a taxa de incidência da doença na cidade foi de 21,7 casos por 100.000 habitantes, número abaixo da média estadual, que foi de 26,1 casos por 100.000 habitantes, segundo dados do Ministério da Saúde. A enfermeira e coordenadora do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, Stael Alves, afirma que a informação deve ser uma aliada no combate à Tuberculose.

TEC/SONORA: Stael Alves, coordenadora do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária.

 “O que a gente vê a princípio é aquela família assustada, que a gente procura informar quanto à doença, falar a respeito dos exames que vão ser feitos, o exame de raios x, que nós vamos examinar. Vamos falar sobre os sintomas, que nós vamos acompanhar a família e que, principalmente, a Tuberculose não é mais como antigamente, porque antes não existia a cura, então o medo maior era por conta disso. Se você não tem a informação, o preconceito é que toma conta.”

LOC: Ainda segundo Stael, o centro municipal tem centralizado o recebimento dos diagnósticos feitos em outras unidades de saúde.

 

TEC/SONORA: Stael Alves, coordenadora do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária.

 “No momento, aqui em Vitória da Conquista, não há uma descentralização na prática. A busca dos casos é feita nas unidades e encaminhadas para o nosso centro. A gente faz a coleta da baciloscopia e, às vezes, o paciente já vem com raio x da unidade e, as vezes, nós solicitamos o raios x, agendamos e esse raio x é feito. Então para diagnóstico e tratamento é no Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária.”

 

 

LOC: Em caso de tosse prolongada por duas a três semanas, febre, cansaço ou falta de apetite, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua casa. A Tuberculose tem cura. O tratamento é oferecido gratuitamente pela rede pública. Para mais informações, acesse saude.gov.br. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.