VIANA (ES): Município conta com cerca de 170 agentes no combate ao Aedes aegypti

Ações vão passar pelos 19 bairros

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Viana vai continuar com seus trabalhos para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika. As ações contínuas seguirão pelos 19 bairros da cidade com os quase 170 agentes de saúde. Os bairros de Bom Pastor, Marcílio de Noronha e Vila Betânia vão ter uma intensificação das ações por terem o maior número de notificações de doenças relacionadas ao mosquito. Carros com UBV pesado e fumacês farão rondas por essas localidades. A dona de casa, Ana de Oliveira, 62 anos, mora em Vila Betânia, e acha importante a intensificação das ações na vizinhança. 
 
SONORA: Ana de Oliveira - personagem
 
“Nossa, eu dou o maior apoio. Tem que passar, entrar e verificar mesmo. Se tem alguém que está fazendo esse trabalho para conscientizas as pessoas, os trabalhadores, nós temos mais é que abrir as portas mesmo. Porque muitas vezes muita coisa que achamos que estamos fazendo certo, não estamos."
 
 
REPÓRTER: De acordo com a secretaria municipal de Saúde, negociações para novas ações em conjunto com Exército estão em andamento. Ao todo, quatro mil imóveis foram vistoriados nos 10 dias de mutirão na cidade. Viana tem 252 notificações por dengue e 3 pelo vírus Zika. Enquanto outro mutirão não ocorre, a secretária de Saúde da cidade, Aline Monteiro, frisa a importância de permitir o trabalho dos agentes.  
 
SONORA: Aline Monteiro - Secretária Municipal de Saúde
 
“É de extrema importância que toda a população tenha consciência de que há importância que os agentes entrem nas residências, realizem ações mecânicas, para que se oriente como se deve fazer ”
 
REPÓRTER: A dica é que todos em Viana dediquem 15 minutos, pelo menos, uma vez por semana, no combate ao Aedes aegypti. A continuidade das ações pode garantir proteção ao mosquito, a dengue, a chikungunya e do Zika, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde
     
 O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”
  
REPÓRTER: Os moradores de Viana que souberem de possíveis focos devem ligar para Vigilância em Saúde da cidade, no número 3443 3240. De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes Aegypti nasce dentro de casa. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Raphael Costa

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.