Data de publicação: 22 de Janeiro de 2015, 08:24h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:30h
REPÓRTER: As jovens entre 11 e 13 anos de União contam com 16 salas de vacinação espalhadas por todo o município. Nestes locais as meninas podem tomar a segunda dose da vacina contra o HPV. Oito dessas unidades estão localizadas na zona rural, como nos Povoados Novo Nilo e no Davi Caldas. Os outros oito estão na zona urbana, como no Hospital municipal de União, na rua São Paulo, no bairro São Judas. Na Unidade de Saúde Beira Rio, próximo a prefeitura, a equipe das enfermeiras Maria de Jesus Nunes e Elisabete dos Reis aplicam as doses e também fazem o trabalho de conscientização sobre a segurança da vacina. A enfermeira Raimunda da Silva convoca as meninas da cidade que não tomaram a vacina para ir ao posto mais próximo se imunizar.
SONORA: Enfermeira, Raimunda da Silva
“Se você ainda não se vacinou procure a sala de vacina mais próxima, nos horários de expediente: manhã e tarde, ou se informe com o agente de saúde e a enfermeira da sua equipe de saúde da família. A vacina está disponível em todas as unidades. Todas as técnicas de enfermagem estão disponíveis para lhe dar informação”.
REPÓRTER: Somente 26 por cento das meninas do município foram vacinadas na segunda etapa da vacina contra o HPV. O vírus é o principal responsável pelo surgimento do câncer do colo do útero, que é um dos que mais mata mulheres no País. O secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, ressalta que a vacina é a forma de prevenção mais segura contra o vírus.
SONORA: Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
“A analise desses mais de seis milhões de doses aplicadas até o momento demonstra claramente que a vacina no Brasil segue o padrão internacional de segurança. Sem nenhum tipo de evento adverso inesperado, desconhecido ou grave que não possa ser explicado por outra causa ter sido observado em nosso país”.
REPÓRTER: As 16 salas de vacinação de União funcionam de segunda a sexta-feira, das oito da manhã ao meio dia. Para receber a dose as meninas entre 11 e 13 anos precisam levar a caderneta de vacinação e o documento de identidade.
Reportagem, Rodrigo Nunes