TRICOMONÍASE: Saiba mais sobre essa doença que é mais comum nas mulheres

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível causada por um protozoário que ataca, principalmente, a vagina e os testículos. Os sintomas mais comuns são dor durante a relação sexual, ardência e dificuldade para urinar, coceira nos órgãos sexuais, porém a maioria das pessoas infectadas não sente alterações no organismo. Sua transmissão ocorre por meio das relações sexuais sem preservativo ou contato íntimo com secreções de uma pessoa contaminada. Geralmente, ela é mais comum em mulheres do que nos homens. Para a diretora adjunta do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, a população deve ficar atenta a cuidados essenciais para não contrair a doença.
 
SONORA: diretora adjunta do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde - Adele Benzaken
 
“A forma de evitar é pelo uso do preservativo em todas as relações sexuais do início ao fim da relação. Ou seja, não ter nenhum contato seja no sexo oral, anal e vaginal, sem o uso do preservativo. As IST’s, elas estão muito relacionadas, também, com o aumento no número de parceiros sexuais. Então, é importante o uso do preservativo e em alguns casos, redução no número de parceiros sexuais.”
 
REPÓRTER: Na presença de qualquer sinal ou sintoma da tricomoníase é recomendado procurar um profissional de saúde nas unidades básicas de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado. Os parceiros também precisam de tratamento, para que não haja nova contaminação da doença. Para saber mais sobre os tratamentos disponíveis para os pacientes infectados com a doença, acesse a página www.aids.gov.br/tricomoniase
 
Reportagem, Victor Maciel
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.