TOLEDO (PR): Expectativa é que Ecoponto contra Dengue continue com nova prefeitura

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O Ecoponto Itinerante é a principal ação da Secretaria Municipal de Saúde para combater o mosquito da Dengue em Toledo. Durante o mutirão, que aconteceu 34 vezes este ano, a secretaria de Saúde recolhe lixo das casas da cidade para evitar que água se acumule. Só neste ano foram mais de duas mil toneladas de lixo recolhidas. A ação tem o apoio de várias outras secretarias de governo e de empresas que dão destinação correta ao lixo. Agora, com a eleição de Lúcio de Marchi, do PP, como novo prefeito da cidade, a expectativa é que o Ecoponto continue sendo realizado. O coordenador do setor de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira, conta que uma carta já foi entregue à equipe de transição de governo, para que as ações possam ter continuidade. 

TEC/SONORA: Taylon Pereira, coordenador do setor de Controle e Combate às Endemias
“Para que a equipe de transição possa manter esse programa. Se não se chamar ‘Ecoponto Itinerante’, não tem problema, a nomenclatura é o que menos importa. O importante é que essa ação tem resultados pontuais na diminuição dos índices de infestação. Neste ano, que foram realizados 34 Ecopontos, a gente consegue mostrar que tivemos o menor índice de infestação dos últimos sete anos, em decorrência dessa mobilização que foi feita junto à comunidade.”

LOC: De acordo com Taylon, 672 pessoas tiveram Dengue, este ano, na cidade. Apesar disso, Toledo conseguiu reduzir o número de residências onde foram encontrados focos do mosquito, graças, principalmente, ao Ecoponto Itinerante. Mas, para que a cidade possa sair da situação de alerta, não adianta apenas contar com o Ecoponto. A população precisa fazer a sua parte e eliminar os criadouros do mosquito em casa. É o que explica Taylon Pereira.  

TEC/SONORA: Taylon Pereira, coordenador do setor de Controle e Combate às Endemias
“Após todo o período de chuva, limpar os seus quintais. Eliminar todo e qualquer material que possa acumular água. Independentemente de já ter água, a gente precisa eliminar os criadouros. É assim, é uma ação em parceria. Com a sociedade civil, com as ações do poder público – através das ações de prevenção, junto aos agentes de combates às endemias e aos agentes comunitários de saúde... O resultado será uma cidade sem casos de Dengue, sem uma epidemia. Não vai sobrecarregar os serviços de saúde, nós não teremos ninguém doente, não teremos óbitos, não teremos microcefalia. Essa união é muito importante e essa co-participação de cada ente assumindo a sua responsabilidade.” 

LOC: O Ministério da Saúde sugere soluções simples para acabar com o mosquito. Basta que, toda semana, você separe 15 minutos para dar uma olhadinha em casa e acabar com recipientes que contenham água parada. Para saber mais sobre como você pode participar da luta contra o mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya, acesse: 
saude.gov.br/combateaedes

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.