TIMON (MA): Vacinação contra HPV está baixa no município. Apenas 15% das meninas entre 11 e 13 anos se imunizaram

Meta estipulada pelo ministério da Saúde é de imunizar 75% das meninas entre 11 e 13 anos, com segunda dose da vacina contra HPV, que está disponível nos postos de saúde, de Timon

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de Timon está com apenas 15 por cento das meninas vacinadas, na segunda dose da campanha contra o HPV. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de que, pelo menos, 75 por cento das meninas de 11 a 13 anos sejam vacinadas e, assim estejam protegidas contra o principal causador do câncer no colo do útero. O Ginecologista Oncológico do Instituto Nacional do Câncer, Olimpio Neto, garante que, a vacina não causa efeitos colaterais e não possui nenhum risco à saúde.

SONORA: Ginecologista, Olímpio Neto

“A vacina ela não tem problema, não faz mal, os efeitos que ela tem são mais de fundo emocional. Às vezes tem pacientes que só o fato de aparecer sangue ela desmaia. Esses efeitos que faz, às vezes na imprensa, que poderia ser associados à vacina, não existem. A vacina não dá efeitos colaterais. O máximo que ela dá é a dor local, uma vermelhidão local. Isso aí, todas as vacinas podem produzir esses efeitos.”

REPÓRTER: De acordo com o INCA, o câncer no colo do útero é o terceiro tipo de câncer  mais comum entre as mulheres brasileiras. A vacina é a forma mais eficaz de se proteger contra ele. O Ginecologista, Olímpio Neto, ressalta a importância em se tomar todas as doses.
 
SONORA: Ginecologista, Olímpio Neto
 
“A paciente que toma vacina regularmente, veja bem, não é só a primeira dose, tem que tomar todas as doses, porque se tomar uma dose não vai fazer o efeito esperado. Mas, se tomar todas as três doses recomendadas, no fim já reduz 70 por cento dos casos. Eu costumo dizer que a paciente que é informada sobre a evolução do câncer no colo só vai ter câncer se ela quiser.”
 
REPÓRTER: As meninas que ainda não tomaram a segunda dose devem se dirigir ao posto de saúde, que fica na Rua João Assunção, Parque Piauí, no Centro, ou na unidade de saúde mais próxima, com o cartão de vacina ou identidade em mãos. Vale lembrar que, a partir deste mês, meninas de nove e 10 anos já podem tomar a primeira dose.

Reportagem, Lis Cappi

Receba nossos conteúdos em primeira mão.