SURUBIM (PE): 27 mil imóveis estão sendo visitados no combate ao Aedes, no município

Máquinas retroescavadeiras e caçambas são acionadas para recolher entulhos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
REPÓRTER: Nas ruas de Surubim, 116 agentes comunitários de saúde e 35 agentes comunitários de endemia estão eliminando focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika, e orientando a população sobre os cuidados que se deve ter para evitar a formação de criadouros do inseto. As equipes de combate ao mosquito estão vistoriando 27 mil imóveis, nos 10 bairros da cidade. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde. Em Surubim, as localidades de São Sebastião e Santo Antônio são as que mais sofrem com a infestação do Aedes. A turismóloga, Aline Silva, é moradora de Santo Antônio. Ela conta que toma todos os cuidados para não deixar o Aedes nascer em casa.
 
SONORA: Moradora de Santo Antônio, Aline Silva.
 
“Na verdade eu não deixo a cisterna com a tampa aberta, a gente não deixa balde com a boca pra cima. Então o que a gente pode fazer nas nossas casas é muito importante para combater o mosquito.”
 
REPÓRTER: Surubim está realizando mutirões de limpeza para acabar com os criadouros do Aedes. Máquinas retroescavadeiras e caçambas são acionadas para dar suporte à ação, quando não é possível fazer a limpeza manualmente. Professores e alunos das escolas do município estão aprendendo em sala de aula a combater o mosquito e, as informações são repassadas para toda a família. Mas, as ações de combate ao mosquito só vão ser eficientes se, a população abrir as portas das casas para a visita dos agentes de combate, como pede o secretário Municipal de Saúde, de Surubim, Izaldo Andrade.  
 
SONORA: secretário Municipal de Saúde, de Surubim, Izaldo Andrade.  
 
“A gente pede a população que abram as suas residências, que permitam, que o agente de combate às endemias, que o agente de saúde facão. Deixem entrar nos seus quintais e possam de certa forma eliminar alguns logradouros”.
 
REPÓRTER: É fundamental que cada família dedique 15 minutos por semana para combater o Aedes aegypti. Como não há remédios, nem vacinas para a dengue, chikungunya e o Zika, a única forma de se proteger é acabar com o mosquito transmissor, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
“Como nós não temos vacina, nós só temos um caminho a trilhar: é eliminar o mosquito para que ele não transmita nem a dengue, nem a chikungunya e nem o vírus Zika.”
 
REPÓRTER: Qualquer pessoa que queira contribuir com o combate ao Aedes em Surubim pode ligar no telefone da secretaria municipal de Saúde. O número é: 3634-1058. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Marquezan Araújo
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.