SUDESTE: Depósitos domiciliares são responsáveis por 52,6% dos focos de dengue na região

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
REPÓRTER: A população da Região Sudeste precisa ter mais atenção  com a água parada deixada em vasos de plantas, carcaças de brinquedos, vasilhas de animal e até pneus e vasos sanitários deixados pelo quintal. Isso porque no Sudeste, mais de 52 por cento dos criadouros do mosquito transmissor da dengue e da chikungunya estão nesses depósitos. A dona de casa do Rio de Janeiro, Elisa Fontes, por exemplo, conta que faz uma verdadeira operação em casa , uma vez por semana, para acabar com os focos do mosquito transmissor dessas doenças.
 
SONORA: dona de casa – Elisa Fontes
 
“Eu estou sempre com as tampas dos ralos fechadas que fica água parada. Nas plantas, que eu tenho dentro de casa, eu coloco terra nos pratinhos, e as garrafas, eu coloco todas elas viradas de cabeça para baixo, porque aí não acumula água. E tenho muito cuidado com as tampinhas dos refrigerantes, que aquele pouquinho de água que fica naquela gotinha da chuva, ela também prolifera o mosquito.”
 
REPÓRTER: O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, alerta a população para que assim como a dona de casa Elisa Fontes, todos os moradores da Região Sudeste tomem cuidados com o acúmulo de água nesses depósitos dentro de casa.
 
SONORA: superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro – Alexandre Chieppe
 
“Que as pessoas reforcem a importância de, pelo menos, uma vez por semana fazer uma varredura nas suas casas, para ver se não existe nenhum ralo entupido acumulando água. Se aquele ralo, ou aquele vaso esquecido no quintal não está com água parada. Enfim, que todos se conscientizem de que pelo menos uma vez por semana a gente deve dedicar para poder evitar que a nossa casa seja um perigo para toda a comunidade.”
 
REPÓRTER: O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lembra que afastar a dengue e a chikungunya das nossas casas e da nossa vizinhança leva no máximo 15 minutos.
 
SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro
 
"Gastem 15 minutos. Quinze minutos olhando se a caixa d'água da sua casa está devidamente tampada, se a calha está acumulando água, se têm pratinhos nos vasos que estão acumulando água, brinquedos no quintal, garrafas. Ou seja, qualquer local que possa acumular água limpa parada".
 
REPÓRTER: A melhor forma de evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras. Para saber mais sobre as ações do Ministério da Saúde de combate à essas doenças, acesse: www.saude.gov.br
 
Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.