SIMPLÍCIO MENDES (PI): Boatos assustaram pais do município da imunização contra vírus HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os pais das adolescentes de Simplício Mendes não devem ter medo dos boatos relacionados à vacina contra o vírus HPV. Para tirar todas as dúvidas, agentes de saúde do município estão preparados para receber e orientar os moradores da cidade. O Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, garante a segurança da vacina. Ele ressalta que antes da vacina ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde, as famílias gastavam um alto valor para proteger as jovens.
 
SONORA: O Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
A vacina é absolutamente segura, recomendada pela Organização Mundial de Saúde e precisamos lembrar que antes de ser oferecida gratuitamente pelo SUS, uma menina para se proteger contra o HPV, a família tinha que gastar cerca de mil e quinhentos reais. Agora é de graça. É uma vantagem tremenda para essas meninas, oferecidas pelo SUS, que as famílias precisam ter a consciência de garantir que essas meninas tenham seu direito a saúde plenamente garantido”.
 
REPÓRTER: A transmissão do HPV é feita através do uso do mesmo sabonete ou até mesmo contato com a pele de uma pessoa que tem o vírus. Para evitar a contaminação, as meninas de 11 a 13 anos do município piauiense precisam tomar as três doses da vacina. Para se imunizar, é só comparecer a uma unidade de saúde com carteira de vacinação ou documento de identidade. As adolescentes não precisam da autorização dos pais ou responsáveis para tomar a dose. Ouça o alerta do Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Ele conta que a cada dia 14 mulheres morrem em decorrência do câncer do colo de útero.
 
SONORA:Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“O câncer do colo de útero ainda mata a cada dia 14 mulheres em nosso país. São as mães e as avós das meninas que hoje tem a oportunidade de tomar a vacina. Por isso que nenhuma família pode negar esse direito a menina, por isso que a menina se conscientize, se informe e exija que o seu direito seja garantido. Que ela vai poder ser a primeira geração de brasileiras onde a morte por câncer do colo de útero vai estar eliminada".
 
REPÓRTER: As meninas de 11 a 13 anos de Simplício Mendes devem procurar a vacina em um dos três postos de saúde ou em uma das quatro unidades básicas. A principal unidade é o Hospital Estadual José de Moura Fé, que fica na Rua José de Moura Fé, no bairro Nova Cidade. O atendimento é de segunda a sexta-feira oito da manhã às cinco da tarde.
 
Reportagem, Pedro Paulo Borges

Receba nossos conteúdos em primeira mão.