SERGIPE: Mosquito transmissor deixa mais de 11 mil infectados com Dengue ou Chikungunya no estado

Em Sergipe, as cidades que mais sofrem com a infestação do mosquito transmissor são Pedrinhas, Itabaiana e Feira Nova

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Mais de onze mil pessoas tiveram Dengue ou Chikungunya este ano em Sergipe, segundo o Ministério da Saúde. No estado, seis cidades estão com risco de infestação do mosquito transmissor e outras 26 com alerta para surto de Dengue, Chikungunya e Zika, outras viroses que o mosquito transmite. Para a Secretaria Estadual de Saúde, Sergipe só vai melhorar a situação se a população do estado cooperar, e todos combaterem o mosquito. Por isso, a Secretária Estadual de Saúde de Sergipe, Conceição Mendonça, dá dicas de como você pode eliminar os criadouros do mosquito.

TEC/SONORA:
Conceição Mendonça, Secretária Estadual de Saúde

“São medidas básicas, começando dentro da sua casa, não deixando água parada, criadouros, plantas. Também evitando lixo na porta de casa, lixo se coloca na lixeira. São ações altamente eficientes que você tem que ter cuidado porque a dengue mata”.

LOC:
Em Sergipe, as cidades que mais sofrem com a infestação do mosquito transmissor são Pedrinhas, Itabaiana e Feira Nova. Como no Nordeste é comum as pessoas armazenarem água em tanques, cisternas ou tonéis, durante a seca, os moradores devem ficar atentos com esses reservatórios. O mosquito gosta desse tipo de recipiente. E para o combate ao mosquito ser mais eficiente, os municípios devem elaborar diversas ações para incentivar a população a entrar nessa luta, como lembra o Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

TEC/SONORA:
Ricardo Barros, Ministro da Saúde

“Vamos identificar focos, vamos mobilizar as escolas, motivar os alunos para que, ao fim de cada aula fazer a vistoria em casa. As empresas escalarem funcionários para eliminar os focos nas sedes das empresas. Depende de cada brasileiro fazer a sua parte.”

LOC:
Em todo o Nordeste, mais de quinhentas e quarenta mil pessoas estão com Dengue ou Chikungunya. O Ministério da Saúde sugere que cada família dedique 15 minutos por semana para eliminar focos dentro de casa. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.