SAÚDE: Teófilo Otoni e mais sete municípios estão em estado de emergência para a Febre Amarela

Os municípios de Frei Gaspar, Itambacuri, Ladainha, Malacacheta, Poté, Setubinha e Novo Cruzeiro, até o momento somam 74 casos notificados da doença na área rural, sendo que o total do estado é de 184. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A região de Teófilo Otoni está em estado de emergência para a Febre Amarela. Os municípios de Frei Gaspar, Itambacuri, Ladainha, Malacacheta, Poté, Setubinha e Novo Cruzeiro, até o momento somam 74 casos notificados da doença na área rural, sendo que o total do estado é de 184. Minas Gerais já confirmou sete mortes causadas pela doença. Para controlar a situação, o governo federal reforçou nessas regiões o estoque de vacinas para que os moradores, principalmente os que residem em área rural, possam se imunizar.  Fábio Peres, secretário de saúde de Ladainha, município com um dos maiores números de casos, relata que estratégias de orientação a população estão sendo feitas desde o início de janeiro. 
 
SONORA: Secretario de saúde de Ladainha, Fábio Peres.
“Dentre elas é a orientação dos próprios funcionários que trabalham diretamente com o público, para reforçar a orientação para a população. Fizemos programas em rádios também dando essa orientação. Então, a população se mantem informada desde o início em evitar áreas de mata, fazer uso de repelentes e também orientada a quanto a tranquilidade em relação à vacina. Que ela seria e estaria disponível a todos que necessitassem de serem vacinados.
 
REPÓRTER: Para que ocorra uma melhor cobertura de vacinação nos municípios, é necessário que a população esteja com o cartão de vacinas em dia. É o que reforça o subsecretário de vigilância e proteção à saúde do estado de Minas, Rodrigo Said.
 
SONORA: Rodrigo Said, subsecretário de vigilância e proteção à saúde do estado de Minas
“A principal atividade neste momento é a atualização do cartão. Para essa atualização, é importante que os pacientes que residem naquela região procurarem a unidade de saúde mais próxima de sua residência, levando o cartão de vacinação para verificação, junto com a equipe de saúde, se tem ou não a necessidade de um reforço.”
 
REPÓRTER: As pessoas que perderam o cartão que registra esse controle podem procurar também uma unidade de saúde para fazer um novo, pois é um documento importante. O Ministério da Saúde ressalta que pessoas que já tomaram duas doses da vacina ao longo da vida, não precisam receber novamente, pois são consideradas imunizadas. Em 12 de janeiro, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, declarou situação de emergência nas regiões de Coronel Fabriciano, Governador Valada  res, Manhumirim e Teófilo Otoni. Essas áreas são tratadas como prioritárias.
 

 

Reportagem, Julia Campos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.