SAÚDE: Tecnologia é aliada no combate ao mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Aplicativos de celular e drones estão ajudando as Secretarias de Saúde a identificar criadouros do mosquito em todo o país. Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba e Bahia são alguns dos estados brasileiros que utilizam o aplicativo Caça Mosquito no combate ao mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika. Com a ferramenta, a população pode enviar fotos de locais com possíveis focos, fazer denúncias, solicitar visitas em casas fechadas da vizinhança e tirar qualquer dúvida sobre prevenção ao mosquito. A superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Bahia, Ita de Cássia, explica que, o aplicativo é um canal direto da população com as equipes de saúde.
TEC/SONORA: Ita de Cássia, Superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Bahia
“Para estimular a população a participar e identificar esses focos. Não precisa ser necessariamente na sua casa ou na região do seu domicílio. Pode ser um ponto de ônibus, em uma praça ou em um terreno baldio. Então o aplicativo facilita esse contato da população com o serviço de Saúde.”
LOC: Além do aplicativo, algumas capitais utilizam outra tecnologia na luta contra o mosquito: o drone, aquele aparelho eletrônico que parece um pequeno helicóptero controlado por computador. No combate ao mosquito, ele sobrevoa locais, como prédios e terrenos baldios. Durante o voo, o objeto registra imagens que são enviadas para a equipe de vigilância em saúde local. A partir da análise da equipe, agentes tentam eliminar os focos. Cuiabá, Maceió, Campo Grande e Manaus já utilizam o drone para identificar áreas de risco de infestação do mosquito. A coordenadora de Controle de Vetores, de Alagoas, Carmem Samico, explica que, as imagens gravadas pelo drone facilitam a cobertura nos locais de difícil acesso.
 
TEC/SONORA: Carmem Samico, Coordenadora de Controle de Vetores de Alagoas
 
“Especialmente nos reservatórios elevados onde não conseguimos alcançar. Por exemplo, as caixas d’água. Além dos imóveis abandonados que não conseguimos adentrar. E através dessas imagens de cima, nós conseguimos identificar locais que debaixo não teríamos possibilidade. E muitas vezes podem ser grandes focos do mosquito.”
 
LOC: Os aplicativos e os drones são instrumentos que ajudam a eliminar focos do mosquito e evitam que mais pessoas tenham Dengue, Chikungunya e Zika. Em todo o país, já foram confirmados mais de um milhão 940 mil casos das três doenças este ano.  Vamos lutar juntos e evitar que mais pessoas sofram. Saiba mais no site do Ministério da Saúde. Acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.