SAÚDE: Projeto Parto Adequado, da ANS, aumenta em 43% o número partos normais em hospitais particulares

Iniciativa busca reduzir o número de cesáreas não recomendadas, por meio da reorganização da assistência às gestantes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A taxa de partos normais aumentou 43 por cento em 35 hospitais particulares de 11 estados brasileiros, graças a um projeto da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS. A iniciativa chamada de Projeto Parto Adequado busca reduzir o número de cesáreas não recomendadas, por meio da reorganização da assistência às gestantes. De acordo com a ANS, uma das propostas mais importantes foi a introdução de uma equipe para assistir o parto. Neste modelo, a grávida sempre vai ter à disposição um médico e uma enfermeira obstetra de sobreaviso para realizar a assistência ao trabalho de parto.


Com o aumento no número dos partos normais, em 18 meses, foram evitadas dez mil cesarianas que não tinham indicação para acontecer. Com o resultado, o programa agora deve ser ampliado. A proposta é escolher os hospitais que se destacaram para a multiplicação da iniciativa em 10 regiões diferentes do Brasil. Essa nova fase vai contemplar um número quatro vezes maior de participantes, o que significa que 150 hospitais de todo o país terão a chance de participar.


De acordo com a ANS, não houve aumento do índice de complicações decorrentes do parto, como morte materna ou asfixia do bebê nesses partos normais. Em três hospitais houve, inclusive, redução desses acontecimentos: de 73 casos por cada mil nascidos vivos para 31 casos para cada mil bebês nascidos.

 

Reportagem, Bruna Goularte
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.