SAÚDE: Produtores de plantas de Holambra (SP) se adaptam para não deixar que mosquito da Dengue se reproduza

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A cidade Holambra fica na região metropolitana de Campinas, em São Paulo, e é conhecida por reunir o maior número de produtores de flores e plantas ornamentais da América Latina. Os descendentes de holandeses conservam muitas das tradições da terra natal e trabalham para manter o mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya bem longe das plantas e flores produzidas pelos agricultores da região. Thayline Maiara cresceu na cidade e hoje é produtora de flores. Ela fala da preocupação cada vez maior da categoria em não deixar acumular água parada nos vasos, pratos e nas próprias plantas, como as bromélias, por exemplo. As plantas vendidas não levam mais aquele pratinho embaixo. Os cuidados vão desde a produção com embalagens próprias, até a chegada dos produtos nos supermercados e residências:

TEC./SONORA: Thayline Maiara, produtora de flores e plantas ornamentais

“Tem produtores que diminuíram o tamanho do vaso, melhoraram o modelo do vaso, do próprio vaso tem esse acúmulo de água; tem produtores que fizeram embalagens próprias pra isso porque às vezes a água está acumulada no porta vaso, a caixa que está levando o produto, então às vezes a planta precisa de uma quantidade específica só de água, então ele está saindo da produção com uma embalagem com fundo fechado e com uma quantidade específica que ela vai consumir até chegar ao consumidor final.”

LOC.: O produtor de plantas ornamentais Eder Rodrigo Lucindo explica que a crise hídrica em São Paulo aliada à necessidade de combater o mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya o levou a investir em plantas que necessitam de pouca água, como as suculentas e os cactos. Em Holambra ele é pioneiro na fabricação de terráreos, que são recipientes de vidro ou plástico que funcionam como uma estufa em miniatura e que podem ser fechados ou abertos. Os terráreos fechados necessitam de pouquíssima água. Eder Rodrigo Lucindo explica que cactos e suculentas só precisam ser regados uma vez por mês, porque o sistema permite que a evaporação da água pela planta não saia do recipiente e possa irrigá-la, criando assim um pequeno ecossistema:

TEC./SONORA: Eder Rodrigo Lucindo, produtor de plantas ornamentais

“Conseguimos bolar essa ideia e criar o terráreo que vem dando muito certo e alavancou as nossas vendas e junto ajudou a combater esses 2 problemas que o nosso país vem passando , não só o nosso país, mas o mundo, que é a crise hídrica e o problema com o mosquito.”

LOC.: Moradores e produtores na cidade de Holambra, Thayline e Eder são apaixonados por flores e plantas e dão as recomendações para quem não quer abrir mão de tê-las em casa, mas sem permitir que o mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya encontre um ambiente para se reproduzir:

TEC./SONORA: Eder Rodrigo Lucindo, produtor de plantas ornamentais

“Com a questão do mosquito, a gente fica despreocupado porque como o terráreo não necessita de muita água e também não acumula água, em relação ao mosquito nós estamos 100% protegidos. O cuidado é simples, você vai tratar ela com muito amor e carinho e lembrar de regá-la uma vez por mês, que é mais do que suficiente.”

LOC.: Se você tem plantas em casa, não deixe água acumulada nos pratinhos. Para saber tudo o que pode ser feito para combater o mosquito que causa Dengue, Zika e Chikungunya, o Ministério da Saúde disponibilizou o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.